Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ELEIÇÕES 2022

Pesquisas 'erram' e podem ter influenciado nos resultados das urnas

Pelos números finais ficou claro que os institutos erraram as projeções mesmo considerando a margem de erro, especialmente em relação aos votos para Bolsonaro

04/10/2022 às 10:33

Imprimir

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 48,43% dos votos válidos neste domingo (2), contra 43,20% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os números das urnas contrastam com as pesquisas eleitorais divulgadas na véspera. No entanto, os institutos de pesquisa puxaram para si um 'Q' de descrédito perante a população brasileira, que viu no resultado final, números bastante divergentes daqueles apresentados nas referidas pesquisas.

          

“Os institutos vão ter que ir pro divã porque parece que não estão conseguindo captar esse movimento da direita, principalmente no Sudeste”, avalia o cientista político Renato Dolci ao comentar essa diferença, em entrevista a rede de CNN.

Presidencial (Lula x Bolsonaro)

No sábado (1º), um dia antes do primeiro turno, Lula tinha 50% das intenções de votos válidos, enquanto Bolsonaro aparecia com 36%, segundo pesquisa Datafolha. No mesmo dia, pesquisa Globo/Ipec mostrou o petista com 51%, e o presidente, com 37%. Ambos os levantamentos tinham margem de erro de dois pontos percentuais.

                

A pesquisa Ipespe divulgada no sábado trazia Lula com 49%, e Bolsonaro, com 35%. A Genial/Quaest da mesma data indicava, respectivamente, 49% e 38%. O primeiro levantamento tinha margem de erro de três pontos percentuais; o segundo, de dois pontos.

Diante das análises, ficou claro que os institutos erraram as projeções mesmo considerando a margem de erro, especialmente em relação aos votos para Bolsonaro.

O que resta saber é o quanto os números divulgados influenciaram nos resultados das urnas, pois fica claro que muitas pessoas deixam para decidir seu voto momentos antes da hora de ir para as urnas e são justamente esses eleitores que estão mais suscetíveis a influência dos números, que claramente subestimaram a força da direita e do movimento pró-Bolsonaro.

 

 

Parte das informações e imagens contidas nesta reportagem foram extraidas dos veículos CNN e Terra
Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR