Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DRAGAGEM

Iniciada limpeza dos rios do Peixe e Caçador

Os trabalhos visam eliminar pontos de alagamento, fazendo com que os rios possuam novamente suas dimensões corretas com a remoção de lixo, mato, lodo e entulhos

19/07/2014 às 23:47

Imprimir

Um antigo pedido da população caçadorense começou a ser atendido nesta sexta-feira (18). Foi dado início aos trabalhos de limpeza dos rios do Peixe e Caçador através de uma draga de sucção e recalque, vinda da empresa SubMar, de Porto Belo-SC. Os trabalhos visam eliminar pontos de alagamento, fazendo com que os rios possuam novamente suas dimensões corretas com a remoção de lixo, mato, lodo e entulhos. Nesta etapa inicial serão investidos R$ 300 mil através de recursos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, com possibilidade de mais R$ 200 mil de contrapartida da Prefeitura de Caçador para a conclusão.

A draga iniciou seu trajeto pela manhã no Rio Caçador, entre a Pista Olímpica e a rua João Correa de Mello. As obras envolvem os setores de Defesa Civil, Infraestrutura e Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

O coordenador da Defesa Civil de Caçador, Sérgio Eloy Bisotto, ressalta que será retirado das águas todo o material depositado ao longo dos anos e com isso o fluxo da água irá melhorar, principalmente em dias de fortes chuvas, diminuindo consideravelmente as possibilidades de alagamentos em diversos pontos.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura deu todo o suporte desde a manhã desta sexta-feira para que a draga fosse colocada dentro do rio. Posteriormente a equipe voltará a atuar na contenção do material retirado, evitando que retorne para o eleito do rio, assim como transportar material já seco, como lodo e mato, se houver necessidade.

O presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, disse que a Fundação irá trabalhar após as limpezas, com a reestruturação da mata ciliar, envolvendo plantio de mata nativa e buscando a conscientização dos cidadãos para que cuidem das águas tanto do Rio do Peixe quanto Rio Caçador, evitando e fiscalizando o despejo irregular de lixo ou qualquer outro resíduo.

Em um prazo aproximado de 60 dias os trabalhos em Caçador deverão estar concluídos conforme o engenheiro civil da empresa SubMar, Marcelo Veras. De acordo com ele, apenas fortes chuvas que façam o nível dos rios subir demais, podem atrapalhar o serviço da draga. Com chuva fraca os trabalhos continuam normalmente. “Aos cidadãos caçadorenses podemos também deixar todos tranquilos pois nosso trabalho não causa transtornos ao dia-a-dia das pessoas e o que desejamos é poder contribuir nesta melhora para os rios da cidade”, acrescenta.

 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

21/07/2014 - 21:49 | CAÇADORENSE

VAMOS RETIRAR AS CASAS E RESTITUIR A MATA CILIAR!!!!

20/07/2014 - 21:22 | morador ribeirinho

mais nao adinta so alargar o rio teria uqe afundar mais pois ele esta muito raso ....

20/07/2014 - 11:25 | cidadao

AGORA É NECESSARIO CONCIENTIZAR A POPULAÇÃO PARA NÃO JOGAR LIXO,E MULTAR OS INFRATORES!!


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR