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ATENDIMENTO

Pesquisa mede grau de satisfação de usuários do Hospital Maicé

Edevar Tomiozzo Junior, gerente de enfermagem do hospital apresentou relatório na sessão de segunda-feira, 20 de outubro, na Câmara Municipal de Caçador

21/10/2014 às 00:16

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Atendimento, cortesia e orientação do Hospital Maicé de Caçador foram avaliados em pesquisa. O estudo foi realizado com mais de 370 usuários da unidade (particular, via convênio e SUS) durante dois meses. O resultado foi apresentado durante palavra livre na noite dessa segunda-feira (20), no Plenário Osvaldo José Gomez.

O grau de satisfação com os serviços prestados pelo Maicé foi apresentado por Edevar Tomiozzo Junior, gerente de enfermagem da unidade. “Atendemos ao convite da vereadora Glaci Pereira, e viemos apresentar o resultado do trabalho executado nos últimos meses de renovação e mudança para melhor atender a população”, detalha.

Participaram da avaliação usuários do SUS, que representam 77% do público. “Na recepção o hospital foi avaliado por 3% que mostraram-se insatisfeitos; 16% regular; 27% ótimo e 54% bom”, detalha o gerente de enfermagem.

Conforme Tomiozzo, os indicadores levantados entre agosto e setembro foram obtidos através de ficha avaliativa dentro do hospital, de forma espontânea. “Recepção, internação, enfermagem, quadro de médicos entre outros foram avaliados e demonstra os pontos em que devemos melhorar”, completa Tomiozzo.

Vereadores sugerem melhorias

A vereadora Cleony Figur sugeriu à direção do Maicé para que fornece tratamento psicológico aos trabalhadores em especial ao de emergência. “Sabemos da vida desses profissionais; e talvez se pense o serviço social na emergência para dar um reforço psicológico a eles”, comenta.

De acordo com Tomiozzo a inclusão de profissionais da assistência social está nos planos da unidade e deve ser implantada junto ao atendimento de psicólogo, tal como a presença de um policial durante 24h na unidade.

Conforme o vereador Ricardo Pelegrinello, a forma de abordagem dos que precisam do atendimento deixa a desejar. “Esse acolhimento é um pouco frio, falta humanização; acredito que o atendimento deve ser repensado e discutido; em especial a primeira abordagem; pois a pessoa que está debilitada”, completa.

O vereador Flavio Henrique dos Santos surpreendeu-se com os dados apresentados pelo hospital e solicitou o contato de algumas dessas pessoas que preencheram o questionário. “Tendo em vista os números apresentados, confesso que difere muito do que a gente ouve nas ruas”, completa. Ele também sugeriu que o Maicé deve ter um médico do hospital para as pessoas que procuram a urgência e emergência.

Para o vereador Moacir D´Agostini reconhece o esforço do conselho e do hospital, mas questiona o resultado. “Acho que tem muito ‘bom’ e ´ótimo’ junto e acho que a forma que é aplicada deveria ser revista”, questiona.

O vereador Neri Vezaro também comentou a pesquisa de satisfação. “A tendência é quando algo dar errado é falar mal; eu estou contente de ver essa pesquisa; em especial pela preocupação dessa equipe em melhorar a imagem do hospital”, analisa.

De acordo com a vereadora Glaci Pereira, o relatório quando a gente fala em saúde, aqui ou em outro lugar, ninguém vai falar bem da saúde; mas nem sempre a pessoa que falou foi atendida lá. Sabemos das dificuldades que o hospital está enfrentando, claro que temos muito a melhorar, e o que pudermos ajudar estamos à disposição”, conclui.

“Algumas questões pontuais exigem uma atitude mais drástica, e que não estão relacionadas com a direção do hospital. E vejo que esses dados da pesquisa, a partir de quando você fica lá dentro, aquele atendimento não tão delicado da recepção é compensado talvez pelo atendimento daqueles enfermeiros. O atendimento tem melhorado muito, posso confirmar porque fiquei lá dentro alguns dias”, observa o vereador Valmor de Paula. 

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