Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

FUNDEMA

Lançada Campanha para Coleta de Sementes e Frutos Nativos

06/11/2014 às 09:37

Imprimir

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) da Prefeitura de Caçador lança agora em novembro a Campanha para Coleta de Sementes e Frutos em Caçador e região. Esta ação tem como objetivo a coleta de sementes de espécies nativas para a produção de novas mudas visando os próximos anos.

As principais espécies coletadas a partir deste mês são: Cereja, Pitanga, Ipê-Amarelo, Espinheira-Santa, Vassourão-Preto, Pimenteira, Copororoca, Guamirim e Vacum. Segundo o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, essas sementes e frutos serão utilizados no paisagismo das praças, jardins, ambientes escolares e outras atribuições da Fundema como educação ambiental, campanhas ambientais, enriquecimento de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e arborização urbana.

“A produção de mudas nativas é resultado de um trabalho realizado junto com a comunidade, na qual é feita a coleta das sementes e frutos maduros pela população e posteriormente encaminhada para o Horto Florestal, onde uma equipe prepara as sementes para o plantio. As mesmas são plantadas em estufas, e após a germinação repicadas para recipientes individuais, esses podendo ser tubetes ou sacos plásticos. Nesse momento as mudas são acondicionadas em um viveiro com sombrite, onde permanecem até o momento do seu plantio definitivo”, explica Pavelski.

Este ano a Fundema realizou a doação de aproximadamente 11 mil mudas nativas para a comunidade local e devido à ampliação da capacidade de mudas, o objetivo passa a ser de produzir 30 mil mudas por ano. “Para que essa produção seja alcançada, pedimos a colaboração da população, informando à Fundema os locais aonde existam plantas frutificando, para que a equipe possa coletar as sementes e assim aumentar a quantidade de mudas e espécies disponíveis para a população. Pedimos aos participantes, que queiram colaborar, que entrem em contato com a Fundação para que as sementes sejam recolhidas logo após a coleta, para que não sofram danos por contaminação e possam ter maior poder germinativo no plantio”, afirma Pavelski.

Para mais informações, orientações e esclarecimentos sobre a Campanha de Sementes e Frutos entrar em contato com a Fundema através dos telefones (49) 3567-2880 ou (49) 3567-2344. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR