Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DESPEDIDA

Seu Urba será sepultado ás 18h30

Empresário caçadorense Urbano Hartmann faleceu na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, aos 90 anos de idade

18/11/2014 às 23:21

Imprimir

O empresário Urbano Hartmann morreu na manhã desta terça-feira (17), aos 90 anos de idade. Popularmente conhecido como “Seu Urba”, recebeu o título de Desbravador Caçadorense (atual Destaque Caçadorense), pelo espírito empreendedor. A honraria foi entregue em 2011, pela Câmara Municipal, através do vereador Neri Vezaro.

Urbano Hartmann, nasceu em 19 de julho de 1924, na cidade de Não Me Toque, RS. Filho de Ida Hartmann e Carlos Hartmann; casou-se com Francisca Catarina Hartmann, com quem teve quatro filhos: Nelson, Nelci, Balduino e Belmir.

Aos nove anos de idade, Urbano Hartmann mudou-se para Rio das Antas, aonde foi instalada uma ‘tafona’ tocada a roda d´água, no terreno da família. Ali mesmo, iniciaram a produção de farinha de mandioca, comercializada também em Caçador.

Por volta de 1946, a família Hartmann comprou um caminhão, utilizado pelos filhos, no transporte de madeira na região. Passados alguns anos, Urbano Hartmann mudou-se para Caçador aonde passou a transportar madeira para Brasília, através da madeireira Poletto.

Geração de emprego e renda

No ano de 1964, Urbano Hartmann associou-se com Flávio Cruz, e comprou uma Kombi e quatro ônibus para fazer o transporte de passageiros com a empresa Auto Coletivo Caçador. Mais tarde eles adquiriram novos veículos e ampliaram as linhas de transporte local.

No início da empresa o transporte, manutenção e a limpeza dos ônibus eram feitas pelos proprietários que mais tarde construíram uma garagem e contrataram motoristas e cobradores; além de equipe para manutenção da frota.

Desde 1993, com a morte de Flávio Cruz, os filhos de Urbano tornaram-se sócios da Auto Coletivo, que até os dias de hoje continua modernizando a sua frota e aprimorando a sua mão-de-obra. 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

05/02/2015 - 10:32 | Ricardo Hartmann

muitas saudades.

01/12/2014 - 22:05 | ALCIONE

QUERIDO TIO QUE JESUS O ACOLHA EM SEU BRAÇOS. MUITOS DEVEM IMITÁ-LOS PELA SUA BONDADE E PERSEVERANÇA.DEIXOU MUITAS SAUDADES.


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR