Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CAÇADOR/CALMON

Vereadores escutam moradores sobre divisa territorial dos municípios

30/09/2011 às 07:33

Imprimir

A presidente da Câmara Municipal de Caçador, vereadora Sirley Ceccatto (PSD), acompanhada do vereador de Calmon, Luiz Milani (PSDB), realizou na manhã desta quinta-feira (29) visita ao Grupo IV, assentamento localizado na divisa entre Caçador e Calmon. O objetivo foi escutar os moradores a fim de buscar a definição do território em que a comunidade pertence, já que há divergência entre Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que efetuou a divisa dos Municípios - com a divisa estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Depois de ouvir os moradores e notar opiniões diferentes, os legisladores sugeriram um encontro na comunidade para, através de votação, observar se a vontade de maioria é pertencer a Calmon ou a Caçador. A partir daí, num trabalho conjunto entre os dois municípios, levar ao conhecimento da secretaria de Estado do Planejamento esta decisão, para que o governo do Estado possa trabalhar na viabilidade de alteração nas divisas, caso necessário.
“A comunidade pertence a Caçador, mas muitos serviços estão sendo feitos por Calmon quando a responsabilidade é de Caçador, fazendo com que alguns moradores defendam a ideia de pertencer ao município vizinho”, afirma Sirley.
A presidente lembrou que recentemente, acompanhada do Executivo das duas cidades, participou de reunião para definir a regularização deste e de outros dois assentamentos que vivem situação parecida, mas por enquanto a indefinição permanece. “É uma situação que angustia os moradores, por isso resolvemos ouvi-los, para em parceria com a Câmara de Vereadores de Calmon, buscar uma saída definitiva”, afirmou.
O vereador Luiz Milani enalteceu a importância de ouvir os moradores, uma vez que são eles os maiores interessados em resolver esta situação. “Antes de qualquer atitude é importante dar espaço para os moradores se manifestarem, e este contato se torna fundamental para ouvirmos os seus anseios”, disse.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR