Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EDUCAÇÃO

Defesa Civil inicia aulas do Projeto de Agente Mirim

projeto foi implantado de maneira pioneira na região Meio Oeste Catarinense pelo diretor da Defesa Civil de Caçador, Sergio Eloy Bisotto no ano de 2013

14/04/2015 às 18:26

Imprimir

A Prefeitura de Caçador através da Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação deu início nessa terça-feira (14) na Casa da Cultura ao Projeto de Agente Mirim da Defesa Civil na Escola referente ao ano de 2015. Serão duas turmas formadas por alunos com média de 12 anos, envolvendo cerca de 90 estudantes. No ano passado, o projeto formou 25 alunos como Agentes Mirins da Defesa Civil.

O projeto foi implantado de maneira pioneira na região Meio Oeste Catarinense pelo diretor da Defesa Civil, Sergio Eloy Bisotto no ano de 2013, e agora será executado pelo coordenador do projeto Carlinho José Bazzei. As turmas terão encontros semanais no contra turno escolar durante dois anos. Segundo Bazzei, o objetivo é prepará-los para saber lidar com questões ambientais e também catástrofes naturais, sendo multiplicadores destas informações. “O projeto irá trabalhar com conceitos básicos e práticos sobre segurança, prevenção de desastres naturais e áreas de riscos, para formar agentes mirins, que irão repassar estes conhecimentos para seus colegas”, explica.

Ainda para o ano de 2015, a Defesa Civil de Caçador pretende lançar mais duas turmas e com isso ter em média 200 alunos sendo capacitados. O secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves, enfatizou o apoio educacional e de estrutura fornecido à Defesa Civil para que a formação dos alunos ocorra. “A Secretaria de Educação apoia este projeto que só vem a contribuir para o futuro dos cidadãos e da sociedade. O trabalho é importante, pois os alunos atuam como agentes envolvendo as famílias, a comunidade proporcionando benefícios a todos”, firma.

Nos anos de 2013 e 2014, o projeto foi comandado pela professora Diocleia Alves de Morais. Para ela foi uma satisfação ter feito parte do projeto. “Essa iniciativa prepara os alunos para melhorar a sociedade em caso de eventuais problemas. São adolescentes, jovens e futuros adultos bem preparados”, argumenta.
Participaram também do encontro a vice-prefeita Luciane Pereira; o comandante do Tiro de Guerra, 1o sargento Sandro Marcos Jacyntho; o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Henrique dos Santos; entre outras autoridades e profissionais da Educação.
O exemplo que vem de casa
Alguns dos alunos que farão parte do Projeto de Agente Mirim da Defesa Civil são da Escola Alto Bonito. Os colegas Eric Zimmernann de 11 anos e Guilherme dos Santos de 12 anos, decidiram participar do projeto em função do exemplo que tiveram dentro de casa.
Ambos possuem irmãos que passaram pela Defesa Civil e com isso cresceu a admiração pelo trabalho. Os dois alunos acreditam que participar desse projeto é o começo de um longo caminho em busca de uma carreira Militar.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

14/04/2015 - 18:55 | Ariany

estou fazendo estre projeto é muito maneiro e até tirei uma foto com sargento...


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR