Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PESQUISA TEOLÓGICA

Reitor Adelcio Machado é homenageado no Simpósio de Educação Cristã

25/05/2015 às 17:26

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, recebeu homenagem por ocasião do IX Simpósio de Educação Cristã de Caçador (SIMECC), em reconhecimento a seu labor na pesquisa teológica.
Especificamente, destacou-se que Adelcio, em parceria com o Prof. Dr. Joel Aroldo Baad, coordenador de pesquisa da Universidade, deu à luz o artigo científico “O Ecumenismo: análise a partir do pensamento de Elias Wolff, no periódico “Azusa – revista de estudos pentecostais”. Trata-se de publicação da Faculdade Refidim, de Jonville.
O resumo do labor consiste no seguinte: “Com Fulcro na obra de Wolff (2002; 2004; 2007), este artigo registra a doutrina ecumênica, envolvendo as comunidades cristãs, partindo da premissa, formulada pelo autobase, quanto à existência de juízo de valor ético das diferentes tradições religiosas, isto é, o trabalho dividido em benefício de uma renovada irmandade entre os seres humanos e a atenção especial com o Planeta. A religião contida dentro do espiral da reconciliação. Também para as formulações doutrinais da fé cristã, há inquietações de ordem e procedência diversas que apontam para a necessidade de revisão do dogma central da unidade e singularidade de Jesus na mediação da salvação universal. O cristianismo deve atentar ao risco permanente do colonialismo ocidental e abdicar de toda identificação entre a catolicidade do cristão e a universalidade ocidental. Como enfatiza Wolff, não haverá paz no mundo sem paz entre as religiões. No século XXI, o pluralismo religioso demonstra a importância inevitável novo cenário que se inicia. É observável uma presença crescente da diversidade religiosa no panorama mundial. Posto que ainda incipiente, faz-se mister efetuar abordagem iniciática do ecumenismo, para que a experiência continue avançando”.
Para o Reitor Adelcio, a solução de colossais problemas, representados pela constante marginalização da sociedade civil, excluída dos benefícios do crescimento econômico, demanda o contributo de princípios éticos e religiosos, visto que a hegemonia científica não logrou equacioná-los.
Por fim, Adelcio qualificou o evento de relevante contributo para a educação e para a comunidade.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR