Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

‘HAITI – BOMBAGAI’

IFSC e SESC realizam Exposição de Cultura Haitiana

A mostra inédita reúne 39 fotografias produzidas em 2011, um ano após o terremoto que atingiu o Haiti, deixou pelo menos 100 mil mortos e atingiu mais de três milhões de pessoas

02/07/2015 às 11:39

Imprimir

O IFSC – Câmpus Caçador e o SESC unidade Caçador estão realizando em conjunto a I Mostra de Cultura Haitiana de Caçador e como parte deste evento recebem até sexta 10 de julho no Hall de entrada do IFSC Câmpus Caçador a exposição “Haiti – Bombagai”, de Radilson Carlos Gomes. A mostra inédita reúne 39 fotografias produzidas em 2011, um ano após o terremoto que atingiu o Haiti, deixou pelo menos 100 mil mortos e atingiu mais de três milhões de pessoas. Na língua local, “bambagai” quer dizer “sangue bom”, “gente boa” ou “coisa boa” – o termo, segundo Radilson, é o que melhor explica as imagens.

Fotógrafo desde 1986, Radilson foi para o Haiti realizar uma oficina de fotografia para profissionais de saúde para facilitar os registros dos casos de violência contra a mulher que chegavam às unidades de saúde todos os dias. O trabalho foi adiado e o fotógrafo resolveu acompanhar o amigo Martin Wartchow, que estava em missão humanitária no país.

Durante dois dias, Radilson fez os registros que compõem a exposição, que tem curadoria de André Ricardo Souza “Não enxerguei os escombros, apenas a beleza da vida que saltava dos olhares daquelas pessoas. A beleza ou riqueza do país estava ali, diante de minhas lentes. Em cada clique um sorriso, um gesto, um olhar profundo e muita altivez”, conta.

Mais do que registrar a realidade, as obras do fotógrafo provocam uma reflexão sobre o cotidiano pós terremoto de 2010 no Haiti. A produção de sentidos é materializada no trabalho social e repercute sobre uma desconstrução da própria destruição do país, ressaltando o dia-a-dia do povo haitiano.
Radilson Carlos Gomes é formado em História e especialista em Comunicação e Saúde. Começou sua carreira como fotógrafo em 1986, em Brasília. Atualmente é professor de fotografia em Florianópolis.
As fotografias ficam expostas no Hall de entrada do Câmpus Caçador apartir do dia 01 até 10 de Julho, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é franca, por questão de orgaização solicita-se o agendamento de visita por parte de escolas e colégios interessados pelo telefone (49) 3561-5710.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR