Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

STRICTO SENSU

Reitor Adelcio Machado prestigia reunião do Mestrado Sociedade em Desenvolvimento

06/07/2015 às 16:15

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (Acijo), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou da reunião do Colegiado do Mestrado em Sociedade e Desenvolvimento.
A primeira regulamentação da pós-graduação “stricto sensu” (mestrado e doutorado) verificou-se por meio do Parecer Parecer nº 977/1965, relatado pelo Conselheiro Newton Sucupira, no âmbito do Conselho Federal de Educação.
De acordo com este texto, “a pós-graduação torna-se, assim, na universidade moderna, cúpula dos estudos, sistema especial de cursos exigido pelas condições da pesquisa científica e pelas necessidades do treinamento avançado”.
O Curso foi recomendado pelo órgão competente – a Fundação Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o art. 2º, § 2º, do Decreto nº 7.692, de 2 de março de 2012, “ no âmbito da educação superior, a CAPES terá como finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas para pós-graduação, coordenar o sistema de pós-graduação e avaliar cursos desse nível, e estimular, mediante bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos, a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência de grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda dos setores publico e privado (...)”.
Adelcio reputa que o mestrado se constitui na maturidade institucional da Universidade, instituição integrante do sistema estadual de ensino.
Foi criada pela Lei Municipal n°001, de 24 de março de 1972, enquadrada no artigo 242 da Constituição Federal, conceituada como especial face ao que estabelece o item 2.3 do anexo da Portaria Normativa/MEC n° 23, de 01 de dezembro de 2010.
Foi credenciada por adiantamento por meio do Parecer n° 414 e Resolução n° 094 de 10 de dezembro de 2009 e homologados por meio do Decreto Estadual n° 2.932 de 21 de dezembro de 2009.
No ano de 2011 a Instituição obteve sua renovação de Credenciamento por meio de Parecer n° 105, Resolução n° 038, de 05/07/2011, homologados por meio do Decreto Estadual n° 438, publicados no Diário Oficial n° 19.153, de 17 de agosto de 2011.
As aulas do mestrado se processarão na quinta e na sexta feira. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR