Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ESTUDOS

Realizado 3º Seminário Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

03/10/2015 às 23:31

Imprimir

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Fundação do Meio Ambiente (Fundema), realizou o 3º Seminário Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, nesta quinta-feira (1) na Câmara de Vereadores. Todos os anos é escolhido um tema baseado nos quatro elementos (terra, ar, fogo e água). O tema central deste ano foi o Fogo, com discussão e estudos em torno das energias alternativas e renováveis.

O evento teve como primeira palestra as Energias Alternativas, com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Uniarp, Tiago Borga. Ainda pela manhã os estudantes tiveram orientações sobre a dinâmica e a metodologia das oficinas que ocorreriam no período da tarde sendo todas elas in loco, além de visitarem no hall da Câmara de Vereadores, uma exposição de trabalhos realizados por alunos.

Após as inscrições no início da tarde, os estudantes saíram para as oficinas de acordo com o tema escolhido. A oficina 1 levou os jovens para uma visita a Escola Rodolfo Nickel, no Assentamento Hermínio, para tratar do tema “Aquecimento Solar”.

A oficina 2 teve visita na propriedade de Desidério Catapam e Beatriz Catapam, na Linha Cará, com o tema “Carneiro Hidráulico”. Na oficina 3 os estudantes estiveram na propriedade de Renato Pelegrinello e Regina Pelegrinello, na Linha Rio Bugre, para estudos sobre “Trocador de Óleo”. A oficina 4 foi ministrada na Empresa Tedesco, com o tema “Pequena Centra Elétrica”. E a oficina 5 trouxe o tema “Caldeira aquecimento com maravalha”, onde os alunos visitaram a Empresa Adami.

“O objetivo deste seminário é levar os jovens para conhecer formas alternativas de energia. Tudo isto é fruto de um trabalho desenvolvido nas escolas municipais e estaduais, com os alunos durante os anos trabalhando reciclagem, horta comunitário, preservação do meio ambiente, entre outros”, disse o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves.

A coordenadora do Seminário, Diocléia Alves de Moura, explica que não somente deve-se trabalhar as questões sobre meio ambiente, mas sobretudo, trabalhar a essência do ser humano como um todo, sendo parte integrante do meio ambiente. “Sempre abordarmos o tema meio ambiente e seus conceitos, mas não se pode esquecer que o ser humano faz parte deste ecossistema e se não houver um trabalho de conscientização sobre isto e a degradação continuar neste ritmo, futuramente o próprio ser humano poderá entrar em processo de extinção”.

O 3o Seminário Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente teve o apoio também da Educação Ambiental COM VIDA, Epagri, Comitê Rio do Peixe, Celesc, Ong Gato do Mato, Empresa Primo Tedesco e Empresa Adami. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR