Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DIREITOS DA MULHER

Violência contra a mulher é tema de palestra

Lideranças comunitárias, autoridades locais e representantes de entidades locais relacionadas à mulher participaram do evento promovido na Câmara

30/11/2015 às 09:43

Imprimir

A história de algumas mulheres, exemplos de atitude, luta, coragem, enfrentamento foi contada na noite de sexta-feira (27), na Câmara de Caçador. Autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes de entidades municipais assistiram a palestra “Mulheres solidárias: uma história de lideranças para contestar a violência”, de Rita Peixe, professora no IFSC, câmpus de Itajaí.

A palestra foi resultado dos estudos de Rita Peixe sobre o Contestado, que resultaram na sua tese de doutorado: Imagens que reconstroem história: alegoria e narratividade visual da Guerra Sertaneja do Contestado, defendida na UFRGS. Dentre as personalidades destacadas por ela estão: Anita Garibaldi, a ‘heroína dos dois mundos’, que lutou na Revolução Farroupilha; Francisca Roberta, popular Chica Pelega; Teodora Alves; e Maria Rosa, que lutou à frente dos exércitos e comandou as tropas.

“Nesse mês são potencializadas as ações e reflexões relacionadas à igualdade de gêneros, em especial no Dia 25 de novembro quando comemora-se o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. E com o intuito de estimular cada vez mais o respeito com a mulher, essa Casa Legislativa une forças e promove a palestra “Mulheres solidárias: uma história de lideranças para contestar a violência”, da professora, Dra. Rita Inês Petrykowski Peixe”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pelegrinello.

A iniciativa tem o apoio da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher em Caçador, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CONDIM e do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de SC - MMTU/SC. Participaram do evento ainda, padre Pedro Baldissera, deputado estadual; secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro, a vereadora Glaci Pereira, representantes da UAMC, BPW, FMC, AMAR, Rede Feminina, além de estudantes do Irmão Léo, entre outras lideranças. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR