Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

45 ANOS

Cobalchini defende bombeiros voluntários em discurso na Alesc

26/02/2016 às 10:06

Imprimir

Na sessão plenária de quarta-feira, 24 de fevereiro, o deputado Valdir Estadual Cobalchini (PMDB) registrou o aniversário de 45 anos dos Bombeiros Voluntários de Caçador e defendeu bom senso na questão que envolve bombeiros militares e voluntários. “O que me traz a esta tribuna nesta data é para fazer um registro muito especial, sobre uma instituição que orgulha a minha cidade, Caçador, e nosso estado de Santa Catarina. Trata-se dos Bombeiros Voluntários de Caçador”, afirmou o deputado.

No seu pronunciamento, Cobalchini convocou o parlamento para uma reflexão questionando: “Não seria mais interessante para o Governo do Estado instalar corporações de bombeiros nesses 143 municípios que estão a mercê da sorte ou do apoio de municípios vizinhos?”. E completou: Mas, contrariando qualquer bom senso novas corporações de bombeiros militares estão sendo instaladas nos municípios onde os voluntários já estão atuando.”

Para o deputado, o Corpo de Bombeiros Militar, presta grandes serviços à população. “Além do dia a dia, já demonstrou sua competência e seu valor quando nosso Estado conviveu com tragédias, como as enchentes que periodicamente nos atingem”, argumentou, salientando que por outro lado, os militares estão instalados em apenas 109 dos 295 municípios catarinenses. “Então, se somarmos os 109 municípios atendidos pelos militares, mais os 43 atendidos pelos voluntários, teremos 152 municípios atendidos por corporações de bombeiros. Ou seja, temos 143 municípios que não possuem nenhum tipo de atendimento”, completou.

 

45 ANOS- Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador tem como objetivos a proteção e o salvamento dos bens materiais e, principalmente, da vida dos habitantes no município de Caçador e região, em casos de calamidades públicas, incêndios e acidentes em geral, bem como, desenvolver atividades que visam a prática da prevenção de sinistros.

Fundada em 20 de fevereiro de 1971, ela completou 45 anos de existência no último sábado. Foi criada a partir do idealismo de um grupo de cidadãos caçadorenses preocupados com a segurança pública do município.

A reunião de fundação, liderada pelo então prefeito municipal Ardelino Grando e de outros abnegados cidadãos como: Erazine Freibergr, Alfieri Nicolau Freiberger, Elvide Zir, Armindo Bombassaro, Márcio Soares, Nivaldo Detroz, Guido Graeff, Taylor Tosetto, Renato Santi e Rogério Fernandes.

Só para se ter uma ideia, em 2014 os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam a 13.153 ocorrências. Uma média de 1.096 ao mês e 36 ao dia. Desses atendimentos, 5 mil e 600 foram emergências médicas, o que representa um serviço essencial para a população mais carente.

Santa Catarina é um estado modelo em instituição de bombeiros voluntários. São 43 corporações, filiadas a Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina. Os voluntários estão em importantes municípios, como Joinville, Jaraguá do Sul, Concórdia, Caçador, São Francisco do Sul, Ibirama, Corupá, Guaramirim, entre outras. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR