Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CULTURA

Aprovado projeto que institui oficialmente a Semana do Contestado

Matéria foi aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (2) e prevê a realização do evento anualmente na última semana de outubro

03/05/2016 às 16:50

Imprimir

A Câmara Municipal de Caçador aprovou na noite desta segunda-feira (2) o projeto de lei nº 017/2016 que institui oficialmente a Semana do Contestado no município, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de outubro. A proposta visa resgatar o orgulho do povo caboclo, com a realização de atividades culturais e artísticas, celebrações religiosas, painéis de debates, entre outras ações, a exemplo do que aconteceu em 2015.

Outro objetivo da proposta é engajar todas as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, juntamente com as mais diversas entidades locais, englobando o máximo de participantes

A organização e orientação da Semana do Contestado será de responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura, juntamente com a mesa diretora da Câmara, mediante a constituição de Comissão Central Organizadora. Já as despesas decorrentes das festividades ficarão a cargo da administração municipal.

Para o presidente do Legislativo, Ricardo Pelegrinello, a proposta da Semana do Contestado se justifica a partir da relevância do movimento histórico do Contestado ocorrido há cem anos, tendo em vista a sua atualidade e presença nos ritos, símbolos e cultura do povo de nossa região. Além disso, os caçadorenses já deram o respaldo positivo nas várias atividades desenvolvidas em setembro do ano passado.

“A comunidade vivenciou um pouco da sua História - com mais intensidade - durante a Semana do Contestado, realizada em setembro de 2015. A proposta que nasceu dentro dessa Casa Legislativa, ganhou respaldo por meio da aprovação de todos os vereadores, e aos poucos novos parceiros apostaram na ideia”, disse Ricardo, ao fazer uso da palavra livre.

O presidente aproveitou para agradecer as entidades envolvidas nas atividades do ano passado, convidando a todos para consolidar esse sucesso, oferecendo uma vasta programação nesse e nos próximos anos tanto em Caçador quanto na região. “Inclusive, faço um pedido especial aos vereadores que estiverem na próxima legislatura para que não deixem esta chama apagar. A história do Contestado precisa se manter viva e ecoar para as novas gerações, para isso necessário é que façamos a nossa parte, não deixando no esquecimento a bravura do povo caboclo”, finalizou. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR