Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

NOVIDADE

Inaugurado o Centro de Bem Estar Animal de Caçador

28/06/2016 às 18:06

Imprimir

Foi inaugurado nesta terça-feira (28) o novo Centro de Bem Estar Animal – Maria Alves (Ligeirinha), em anexo ao Horto Municipal de Caçador. O local atuará na castração e tratamento de cães e gatos de rua, que tenham sido vítimas de atropelamento ou apresentando algum tipo de doença.

O espaço poderá abrigar animais que tenham comprovadamente sinais de maus tratos cometidos pelo responsável, até que o caso seja resolvido judicialmente, e também atenderá através de cadastro, cães e gatos de famílias comprovadamente de baixa renda.

O Centro de Bem Estar Animal possui salas de cirurgia, pré e pós-cirúrgicas, farmácia veterinária, ambulatório e sala de atendimento. Além disso, em outro bloco foi construído um canil e gatil de passagem, onde cerca de 20 cães e gatos pós-operados irão repousar.

Para a obra, a compra do material se deu através de convênio com a Vara do Trabalho, que repassou para a Fundema R$ 20,5 mil, e mais R$ 26 mil pela Justiça Federal. A Prefeitura entrou com toda a mão de obra com funcionários da própria Fundação do Meio Ambiente, otimizando recursos públicos com mais de 50% de redução de custos para que o Centro de Bem Estar Animal possa existir.

A presidente da Associação dos Amigos dos Bichos de Caçador, entidade caçadorense que atua desde 2002 em prol dos animais, Ana Maria de Souza Baron, ressaltou ser esta uma inauguração importante porque é mais uma instituição trabalhando pela causa animal. Ficamos também felizes pela homenagem feita a dona Maria Alves, a Ligeirinha, e acredito que onde ela esteja deve estar muito feliz. Devemos sempre pensar que os animais assim como nós, sentem dor, frio, fome, sede, medo, mas também sentem alegria, tem compaixão, e são excelentes companheiros, são nosso irmãos e amigos menores. Todos devem ser tratados com responsabilidade, sejam os que estão em casa, ou nas ruas”.

Etelvino Baron, também membro da Associação e defensor dos animais, declarou que a inauguração é bastante simbólica no sentido de que o município está assumindo sua responsabilidade. “Um Centro como este vai realizar um trabalho que mesmo com os abnegados que atuam nesta causa em Caçador, não é possível fazer frente a todos os animais que existem na cidade, abandonados, atropelados ou vítimas de maus tratos. É um dia de muita alegria e quando a comunidade se abraça em torno de uma causa tão importante, o resultado acontece”.

A presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Denise Chiarello Hartmann, comenta que esta obra era um dos grandes objetivos da Fundação, para auxiliar os cidadãos que não possuem condições para levar seu animalzinho em uma veterinária particular, comprovando sua carência de recursos, e também para controle dos animais de rua, sendo ações importantes para o dia a dia do município. Sobre a homenagem à Maria Alves, a Ligeirinha, disse ser justa pois era uma pessoa simples, humilde, mas de um coração muito grande para se dedicar ao cuidado com esses animais. “Muitas vezes vi ela sentada na calçada tomando seu café e dividindo seu pão com os cães. Estes eram os amigos dela. Sem dúvida uma bela homenagem para a dona Maria Alves”.

O prefeito Beto Comazzetto enfatiza que a todo momento a Administração Municipal está preocupada em fazer com que as coisas aconteçam em Caçador em todas as áreas, e que este é um momento diferente, em um evento destinado aos animais, pouco visto em Caçador. “Um espaço totalmente novo para atender cães e gatos das famílias de baixa renda mediante cadastro e também o controle dos animais de rua, promovendo as castrações e tratamentos de doenças. Observamos com frequencia notícias de maus tratos contra animais no País e em Caçador não é diferente. Por isso comemoramos a inauguração deste Centro e colocamos a disposição cumprindo assim mais um pedido antigo da população caçadorense. Um serviço gratuito com a presença de bons profissionais veterinários e também agradeço o apoio das diversas entidades que trabalham nesta área de forma discreta e voluntária e são de suma importância para que as coisas aconteçam”.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR