Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

RIO DE JANEIRO

História do Contestado exposta nas Olimpíadas

Painel com 12 metros de comprimento e 2,75 metros de altura ilustrará a história do Contestado

26/07/2016 às 00:49

Imprimir

A Guerra do Contestado e a história da Região estarão expostas a partir do dia 2 de agosto no Museu Histórico do Rio de Janeiro até o mês de outubro, durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016. Denominada “Contestado - Arte e História por Hassis”, do artista Hiedy de Assis Corrêa, a exposição contará com o painel “Terra Contestada”, de sua autoria, e que estava exposto no Museu em Caçador, de onde foi retirado para seguir ao Rio.

O responsável pelo Museu em Caçador, Júlio Corrente, explica que o painel possui 12 metros de comprimento e 2,75 metros de altura, ilustrando a história do Contestado, e que mais 78 obras de Hassis falando da região e do conflito estarão na exposição, levando a história de muitos municípios e de Caçador para as centenas de nacionalidades que passarão pela capital carioca durante os Jogos. O painel Terra Contestada possui sete módulos, onde os desenhos fazem um relato cronológico do conflito. Após ficar por anos no Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis, atualmente se encontrava no Museu do Contestado, em Caçador.

Para a retirada e transporte das obras que estavam no Museu do Contestado, veio a Caçador o representante da Fundação Hassis, de Florianópolis, Denilson Antônio, que agradeceu a cedência do material e o atendimento recebido em Caçador, e disse ser um momento importante para toda esta história do conflito ocorrido nestas terras.

“Esta exposição no Rio de Janeiro possui a parceria da Fundação Catarinense de Cultura e sem dúvida será de fundamental importância colocar este material da Guerra e da história da região do Contestado podendo ser vista por pessoas do mundo todo que estarão no Rio de Janeiro devido as Olimpíadas. Isso é enriquecedor para a história de Caçador, região e Santa Catarina como um todo”, salienta.

Hassis - Nasceu em Curitiba em 1926 e mudou-se com a família para Florianópolis em 1928 com apenas dois anos de idade. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. É considerado um artista catarinense pois cresceu no Estado e voltou todo seu trabalho para a cultura e história de Santa Catarina. Pintor, fotógrafo, escultor, artista gráfico e pioneiro em vídeo-arte. Possui um grande acervo de trabalhos voltados à Guerra do Contestado que estarão agora expostos no Rio de Janeiro. De Hiedy de Assis Corrêa, passou a H. Assis Corrêa, depois H. Assis, para resumir-se a Hassis.  

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR