Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Caçador recebe ex-ministra e ex-secretária nacional do MDS

31/07/2016 às 23:22

Imprimir

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caçador traz ao município de 1o a 5 de agosto a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Márcia Lopes, e a ex-secretária nacional de Assistência Social, Maria Luiza Rizzotti, para diversas consultorias envolvendo os setores assistenciais caçadorenses, seus servidores e universitários de áreas afins, enfatizando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“É uma honra para nós caçadorenses recebermos duas pessoas do mais alto gabarito quando se fala em Assistência Social no Brasil. Será uma semana de muito trabalho onde teremos a oportunidade junto a Márcia Lopes e Maria Luiza Rizzotti, de aprofundarmos nossos conhecimentos, e oportunizar a todos os servidores dos diversos equipamentos da Assistência Social momentos de pura experiência profissional para o dia a dia de trabalho junto aos cidadãos. Estes encontros sem dúvida farão a diferença no desempenho de nossas funções que possuem um único objetivo final, o bem estar dos caçadorenses”, declara a secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos.

Confira a programação da semana

Segunda-feira (1)

8h – Sala de Reuniões da Secretaria de Assistência Social - encontro com a equipe da gestão e diretores com foco na organização de informações que permitam identificar a relação da demanda e da oferta de provisões da Política de Assistência Social, tendo por base a realidade socioterritorial e as seguranças afiançadas pelo SUAS.

13h – Início das visitas técnicas aos equipamentos públicos (Cras Norte, Cras Martello, Cras Nossa Senhora Salete, Creas e Bolsa Família.

16h30 – Reunião novamente na Secretaria de Assistência Social para avaliação do Plano Plurianual, LDO e LOA.

18h15 – Câmara de Vereadores - Márcia Lopes e Maria Luiza Rizzotti participam da Palavra Livre na Câmara de Vereadores para uma apresentação sobre o SUAS.

Terça-feira (2)

8h – Visitas técnicas na rede de serviços socioassistenciais, sendo a Casa de Passagem São Francisco de Assis; Casa Lar São José (idosos); Casa Lar Menino Deus (crianças e adolescentes); Família Acolhedora e Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência da Associação Maria Rosa (AMAR).

13h30 - Câmara de Vereadores - encontro com representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho da Pessoa com Deficiência e Conselho do Idoso, para análise e/ou sugestões para o trabalho, de acordo com os temas levantados.

15h30 – Câmara de Vereadores - encontro será com representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e Adolescente.

19h30 - Auditório da Reitoria da Uniarp – Palestra com Márcia Lopes e Maria Luiza Rizzotti para acadêmicos do Curso de Serviço Social da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe e afins, além de trabalhadores do SUAS de Caçador e Região, com o tema “Construção do SUAS no Brasil: Resultados e Desafios”.

Quarta-feira (3)

8h15 – Câmara de Vereadores - encontro com as equipes de trabalhadores dos equipamentos públicos da Assistência Social – CRAS, Bolsa Família, CREAS e Alta Complexidade.

13h30 – Câmara de Vereadores - encontro com toda a rede socioassistencial além dos trabalhadores do SUAS. Continuação dos debates e ampliação da discussão sobre o trabalho em rede: atendimentos, acompanhamentos, fluxos de encaminhamentos, arquivo dos atendimentos, análise das situações vivenciadas, avaliação das ações.

Quinta-feira (4)

8h30 – Sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social - discussão com a gestão e os diretores das proteções, análises conceituais e estratégicas para o município.

A tarde reuniões separadas com cada direção e sua equipe para traçar estratégias de reorganização das equipes e dos serviços. Das13h às 15h - CRAS Norte e Martello (Auditório do CRAS Martello) e das 15h30 às 17h30 - Bolsa Família (Sala de Reuniões do Programa Bolsa Família).

Sexta-feira (5)

8h30 – Reunião com profissionais da média e alta complexidade no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

A tarde fechando as atividades da semana na Secretaria de Assistência Social com reunião conclusiva com o órgão gestor para avaliação das atividades realizadas, análise pelas consultoras, sugestões de pauta e agendas locais visando os passos futuros e metas a seguir.

Currículos

MaL9;rcia Lopes é Assistente Social, tem especialização na área da Criança e Adolescente e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi docente do Curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina (UEL) por mais de 30 anos, onde se aposentou. Ministra cursos de poL9;s-graduacP7;aM1;o Latu Sensu, nas aL9;reas de AdministracP7;aM1;o PuL9;blica, GestaM1;o de PoliL9;ticas Sociais e PoliL9;ticas Setoriais. Foi secretaL9;ria municipal de AssisteM0;ncia Social de Londrina, de 1993 a 1996 e conselheira de AssisteM0;ncia Social e dos Direitos da CriancP7;a e do Adolescente nos treM0;s niL9;veis de gestaM1;o.

Foi vereadora em Londrina de 2000 a 2004. SecretaL9;ria Nacional de AssisteM0;ncia Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em 2004 e secretaL9;ria executiva do MDS, de 2005 a 2007. Presidiu a Rede de Pobreza e ProtecP7;aM1;o Social dos paiL9;ses da AmeL9;rica Latina e Caribe, pelo BID, em 2007. Foi ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate a Fome em 2010. Foi docente e assessora especial na ProL9;-Reitoria de Planejamento da UEL em 2011. Atualmente, eL9; soL9;cia-proprietaL9;ria da empresa de consultoria em PoliL9;ticas e Projetos Sociais – LOPES & RIZZOTTI e Consultora Nacional e Internacional na aL9;rea de PoliL9;ticas PuL9;blicas e GestaM1;o, por organismos internacionais do sistema ONU e UniaM1;o Europeia.

No periL9;odo em que trabalhou no MDS, coordenou a estrateL9;gia FOME ZERO, reunindo 13 MinisteL9;rios, integrou o CONSEA, coordenou a CAISAN, participou das ConfereM0;ncias Nacionais de SAN, contribuiu na elaboracP7;aM1;o dos projetos de lei que criaram a LOSAN e PNAE da Agricultura Familiar, aleL9;m de responder pela gestaM1;o de todos os programas de SAN do MDS: PAA, Restaurantes Populares, Cozinhas ComunitaL9;rias, Banco de Alimentos, Cisternas, entre outros. E acompanhou diretamente a parceria entre o MDS e os Programas Mesa Brasil e Cozinha Brasil.

Maria Luiza Rizzotti é Assistente Social, doutora e pós-doutora em Política Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Programa de Pós Graduação em Política Social e Serviço Social. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão de Políticas Sociais. Coordenadora da Pesquisa sobre Gestão de Política Social e Território em parceria com a PUC/SP.

Foi gestora da política de assistência social no município de Londrina de 2001 a 2008. Exerceu durante o ano de 2010 a função de secretária nacional de Assistência Social no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL. Membro e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Londrina de 2001 de 2008. Sócia da empresa de consultoria em política e projetos sociais (Lopes&Rizzotti). 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR