Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

OFICIAL

Lançamento de Livro abre Semana do Contestado

Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado, de autoria do historiador Delmir José Valentini, faz parte da programação que começa segunda-feira (24)

24/10/2016 às 15:45

Imprimir

O resgate histórico do Contestado estará em evidência mais uma vez em Caçador, com a realização da segunda “Semana do Contestado”, realizada entre 24 e 30 de outubro. Nesta segunda-feira (24), às 19h30, a programação inicia oficialmente, no Plenário Osvaldo José Gomez da Câmara Municipal, com o lançamento da obra “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”, do historiador Delmir José Valentini. Além disso, o público poderá acompanhar a apresentação do teatro “O Exército Encantado”, da Cia de Artes Vento Negro.
A obra de Valentini apresenta estudos do contexto da chegada e da atuação do Grupo da Brazil Railway Companhy na Região do Contestado, partindo da construção de ferrovias entre as bacias hidrográficas dos Rios Iguaçu e Uruguai, do início das atividades colonizadoras e da extração comercial e industrial da madeira. Aponta ainda uma ruptura no modo de vida tradicional dos antigos moradores, resultando na crise que desencadeou a luta armada, através de um conjunto de bibliografias, fontes documentais e memórias.
Para o presidente do Legislativo, Valmor de Paula, o livro enriquece ainda mais o Contestado, reavivando a memória dos que buscam entender o conflito e, acima de tudo, a sua própria história. “O professor Delmir é um apaixonado por tudo o que envolve o Contestado e tem, ao longo dos anos, contribuído muito para que esta chama se mantenha viva. Esta obra é um exemplo disso e, e servirá como fonte de pesquisa para esta e para as próximas gerações”, destacou o presidente, convidando todos para prestigiar o lançamento a demais atividades que integram a Semana do Contestado.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR