Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ORGULHO CABOCLO

Literatura e dança abrem Semana do Contestado

Lançamento da obra “Memórias da Lumber e da Guerra”, do professor Delmir José Valentini, e apresentação da Cia Vento Negro fizeram parte da programação

25/10/2016 às 11:58

Imprimir

A obra “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”, de autoria do historiador Delmir José Valentini abriu oficialmente a Semana do Contestado, entre 24 e 30 desse mês. Junto a apresentação da peça teatral “O Exército Encantado”, da Cia Vento Negro, realizada na noite dessa segunda-feira (24), às 19h30, no Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura e Câmara Municipal.
A obra composta por cerca de 276 páginas, da Editora UFFS, projeto gráfico, diagramação e capa: Gerson Witte, foi explanada pelo autor. “É aqui, na Semana do Contestado, que a história ganha a ressignificação e mais importância para Caçador e região. Aonde pudemos resumir o trabalho acadêmico, trabalho de doutorado, com memórias daqueles que viveram o período”, completa Delmir Valentini.
“O professor Delmir reavivou a memória dos que buscam entender o conflito e, acima de tudo, a sua própria história. Parabenizamos também os atores da Cia Vento Negro, do professor João Paulo, que retrataram uma versão da Guerra do Contestado sobre a ótica do inocente, ou seja, das crianças. E mostra como essas mesmas crianças foram lideranças da guerra e o jeito que os adultos reagiram a isso”, elucida o presidente da Câmara Municipal, Valmor de Paula.
O vereador Ricardo Pelegrinello, presidente da CCO da Semana do Contestado; Cristina Teixeira, presidente da FMC, João Paulo Almeida, diretor da Cia Vento Negro, Ulisses Hauffe de Lima, prefeito mirim e Gabriela Caramori Mendes, presidente da Câmara Mirim de Caçador. Prestigiaram também o evento a vice-prefeita de Caçador, Luciane Pereira, o vereador Alencar Mendes, o presidente da ACIC, Henrique Basso, os integrantes da CCO da Semana do Contestado, alunos e professores da Escola Paulo Schieffler, imprensa e demais convidados.

Premiação de concurso em sessão especial

As atividades da Semana do Contestado prosseguem nessa terça-feira (25), às 19h30, com a realização da sessão especial do Contestado. Na oportunidade serão premiados os trabalhos do concurso de acróstico, poema e redação das escolas da rede pública e particular de Caçador. O evento, aberto para toda a comunidade será realizado no Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR