Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CULTURA

Exposição "Paisagens do Contestado" está instalada na Câmara

Obras do artista plástico Vânio Pinheiro estão expostas ao público desde terça-feira (15), no espaço cultural Almir João Binotto, em comemoração à Semana do Contestado

17/10/2017 às 12:07

Imprimir

Será aberta oficialmente nesta terça-feira (17), a partir das 17h, na Câmara Municipal de Caçador, a exposição “Paisagens do Contestado”, do artista plástico Vânio Pinheiro. No total, 20 obras estarão expostas no espaço Cultural Almir João Binotto até o dia 31 de outubro, em comemoração a III Semana do Contestado.
Segundo o autor todas as obras foram confeccionadas a partir de 2016 com o objetivo de retratar o interior do Contestado, exibindo especialmente suas riquezas naturais. “O foco principal dos quadros é a Araucária, símbolo maior na nossa região, mas sem deixar de lado retratos da vida simples do campo, os nossos rios, pássaros e outros instrumentos que embelezam o nosso interior e o cotidiano do homem interiorano”, destaca.
Vânio explica ainda que os quadros foram confeccionados com tinta óleo e estão disponíveis também para a comercialização.
A exposição é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
SEMANA DO CONTESTADO
Presidente da CCO convida comunidade para prestigiar os eventos

O presidente da Comissão Central Organizadora da III Semana do Contestado, Ricardo Pelegrinello, fez uso da Tribuna Livre na Sessão desta segunda-feira (16) para convidar os Vereadores e a comunidade Caçadorense para prestigiar os eventos programados para os próximos dias.
Segundo ele, a Semana tem como objetivo de fazer um resgate histórico e enraizá-la em todo o território estadual, sem focar na discussão política ou religiosa. “O Contestado precisa ser transformado numa história catarinense, num orgulho de Santa Catarina. Nossa intenção não é discutir quem teve culpa ou razão diante do conflito, mas sim a nossa história”, destacou.
Ao apresentar a programação, Pelegrinello destacou que o intuito futuro é fazer com que a Semana do Contestado tenha vida própria e com autonomia financeira, a exemplo do que acontece atualmente com a Semana Farroupilha. “É um processo lento e gradativo, mas que ganha corpo a cada ano. Nossa intenção é envolver toda a comunidade para que a história do Contestado seja de domínio Público no futuro”, disse, agradecendo a Câmara pela parceria mais uma vez.
O presidente Rubiano Schmitz parabenizou o empenho do Presidente da CCO, lamentando apenas que o Legislativo, que foi protagonista na realização das duas primeiras edições, tenha sido deixado de lado na organização deste ano devido algumas pessoas da atual administração que não entenderam a essência do evento, que é visar a nossa história. “Espero que nos próximos anos o Poder Legislativo efetivamente faça parte desses preparativos e desde já peço desculpas por não podermos ser tão efetivos quanto gostaríamos nesta edição”, completou.
Vale ressaltar ainda que além da Exposição “Paisagens do Contestado”, a Câmara sedia no dia 26, às 19h, a Noite Teatral. Já no dia 27, no mesmo horário, promove Sessão Especial com o lançamento do Livro “O Processo de Adeodato: Último Chefe rebelde do Contestado”, de autoria do Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado, com a mediação do Prof. Meº Carlos Matias e a participação do Conserto de Viola “Raízes do Contestado”. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR