Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TECNOLOGIA

Portal reúne lojas virtuais com livros em formato acessível

Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o Portal fomenta a igualdade de oportunidades

03/05/2018 às 18:20

Imprimir

O Portal “Livro Acessível”, que está disponível na internet desde o final de janeiro de 2018, tem o intuito de facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual a diversos títulos e editoras.

Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o Portal fomenta a igualdade de oportunidades. e foi um atendimento ao Termo de Ajustamento de Condutas entre o Sindicato Nacional de Editores e o Ministério Público Federal.

Como funciona:

Ao acessar o endereço “https://livroacessivel.org.br” o leitor precisará fazer um cadastro simples e rápido. Necessitando apenas de seu nome completo, e-mail, telefone e a criação de uma senha.

Feito o cadastro, a conta já pode ser acessada e a solicitação de compra dos livros em formatos acessíveis já pode ser realizada.Se o livro já estiver disponível em formato acessível, o Portal informará o ISBN do título e as principais lojas virtuais que comercializam a obra. Assim, basta acessar uma das plataformas indicadas e efetuar a compra.

Caso a obra não se encontre nas lojas virtuais, a editora responsável pela publicação receberá um aviso com este pedido e, a partir daí, terá um prazo que pode variar de 5 dias úteis até 60 dias corridos para disponibilizar o título em formato acessível.

O leitor cadastrado receberá notificações do Portal a cada atualização sobre o andamento de seu pedido e de sua validação.

O valor do livro não pode superar o preço de capa da versão impressa da obra e sua venda é de responsabilidade da editora, não do portal.Cabe às editoras participantes do projeto, atualmente, 52, a decisão sobre o formato do livro a ser oferecido.

Para a Lei Brasileira de Inclusão, o livro em formato acessível são arquivos digitais reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou outras tecnologias assistivas que vierem a substituí-los, permitindo a leitura de voz sintetizada, ampliação de caracteres, diferentes contrastes ou impressão em Braile. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR