Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TRIBUNA LIVRE

Cáritas apresenta ações efetivadas nos 20 anos de existência

Espaço foi utilizado pelo padre Márcio Martins Rosa, presidente da entidade, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira

12/12/2018 às 19:12

Imprimir

Os 20 anos da Cáritas Solidariedade em Caçador foram destacados durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (11), através do padre Marcio Martins Rosa, presidente da entidade e que fez uso da Tribuna Livre. O momento contou com a presença dos fundadores e de outras lideranças comunitárias que auxiliam nos dias atuais, migrantes e demais convidados.

Durante sua explanação, padre Márcio fez uma retrospectiva das ações efetuadas ao longo de duas décadas, destacando os valores, a missão, visão e o objetivo da Cáritas no município de testemunhar o evangelho da vida junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista a promoção de uma sociedade justa e igualitária.

Segundo ele, atualmente mil famílias carentes estão cadastradas junto à entidade e, com ajuda de pessoas físicas e jurídicas, recebem auxílio para enfrentar as situações difíceis do cotidiano.

As campanhas desenvolvidas durante o ano, como a “ajude uma família”, Corpus Christi (período pascal) e Natal Solidário (dezembro) foram evidenciadas pelo religioso, assim como trabalho desenvolvido junto os migrantes que estão no município, especialmente no que se refere à Língua Portuguesa, e o trabalho dos inúmeros voluntários que se dividem em equipes para efetuar visitas, cadastros, triagem de roupas, bazares e outras funções no dia a dia. 

Ele destacou ainda os novos projetos que estão sendo desenvolvidos na comunidade, a exemplo do “pé no chão”, que envolve famílias atendidas pela Cáritas e que consiste na produção de chinelos como alternativa de renda. O trabalho já acontece no Jardim Dileta e o objetivo é expandi-lo para outras comunidades carentes.

Ao final, Márcio agradeceu o espaço disponibilizado pela Câmara para a divulgação das ações, destacando que enquanto organização social e representando as três paróquias de Caçador, os membros da Cáritas estão felizes em comemorar 20 anos de trabalho e amor ao próximo. “É uma história de credibilidade, sustentabilidade e de motivação para a solidariedade. Um trabalho que oferece dignidade e vida às pessoas, e que é possível graças a mãos voluntárias e corações solidários, que nos ajudam a manter esse trabalho de pé”, completou.

A Cáritas Solidariedade

A Cáritas Solidariedade Caçador foi fundada em 03 de novembro de 1998, por Pe. Gilberto François Bugnon (1942 -2014). É uma entidade ligada às comunidades católicas de Caçador, que foi criada tendo em vista a organização da solidariedade junto aos empobrecidos. É filiada à Caritas Diocesana de Caçador, que por sua vez faz parte da rede da Cáritas Brasileira.

É reconhecida como entidade de Utilidade Pública no município de Caçador conforme Lei Municipal 1.505 de 28/06/2000 e no Estado de Santa Catarina segundo a Lei Estadual 11.630 de 07/12/2000.

Sua missão é a promoção e exercício da ação social; minimizar os problemas de desigualdades e injustiças sociais das pessoas empobrecidas; a busca de alternativas para otimizar os recursos e organização da solidariedade.

 

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR