Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MAIS SERVIÇOS

Laboratório Municipal de Caçador será transferido para o Jonas Ramos

A área, onde vai funcionar o laboratório, está em fase final de reformas

13/03/2019 às 11:14

Imprimir

O complexo de Saúde, no Jonas Ramos, vai ampliar ainda mais os serviços. Em breve, deve ser transferido para o local o laboratório municipal de Caçador. A área, onde vai funcionar o laboratório, está em fase final de reformas. 

Toda estrutura do Jonas Ramos tem mais de 4 mil metros quadrados de área construída. Antes subutilizado, o espaço passou a receber novos serviços a partir de 2017. 

Ali, atualmente funciona um posto de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas, o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Vigilância Epidemiológica, Farmácia Municipal, Ambulatório de Especialistas (com nutricionista, pequenas cirurgias, pediatra, clínico geral e médica infectologista, este na Vigilância Epidemiológica), Saúde Mental, Setor de Transporte, e a parte administrativa da Secretaria de Saúde, que foi transferida do PET ainda em 2017, trazendo assim economia aos cofres públicos e praticidade para o atendimento aos cidadãos. 

Além destes, estão disponíveis ainda exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, ultrassonografia e dermatoscopia, através do sistema de Telemedicina, do Governo do Estado. Aliado a estes serviços, já existe atendimento de ginecologista, cirurgia geral, ortopedia, otorrino, cardiologia, endocrinologia, psiquiatra, nutricionista, psicóloga, assistente social, radiologia (Ecografia), infectologista e, devem iniciar o funcionamento, em breve, consultas com mastologista e urologista, que serão contratadas pela Prefeitura, visando zerar as filas de espera de muitos caçadorenses. 

As consultas com especialistas e exames, que são realizados no Ambulatório de Especialidades, são agendados com encaminhamento através dos postos de Saúde. 

Nas melhorias no prédio, está incluído também um elevador, que visa dar acesso aos cidadãos ao andar superior do Jonas Ramos, onde funcionam serviços administrativos da Secretaria de Saúde. 

Na farmácia municipal também houve melhorias, com a troca do piso, visando melhorar a mobilidade de quem precisa deste serviço. 

“Muito mais do que termos um local onde não precisamos pagar aluguel, a vantagem é de estarmos mais centralizados, facilitando para que a população de Caçador possa ter acesso a mais serviços em um só lugar”, destacou o secretário de Saúde, Ademar Schmitz. 

Em 2008, a antiga administração do hospital iniciou os trâmites para a doação do espaço para a Prefeitura, ainda na gestão do prefeito Saulo Sperotto. A partir dali, a Prefeitura passou a utilizar o espaço, abrindo o Pronto Atendimento 24 horas, bem como já, na época, instalou o Centro de Especialidades Odontológicas. Depois do final daquela administração, em 2011, não houve mais melhorias no Jonas e nem a instalação de novos serviços, bem como, até mesmo o processo de doação para a Prefeitura ficou paralisado. 

Toda a estrutura só foi transferida para a Prefeitura apenas no ano de 2018, novamente no mandato do prefeito Saulo. “Trata-se de um espaço histórico e, que agora, com as reformas, passará a oferecer ainda mais serviços de Saúde para os cidadãos”, destacou o prefeito Saulo Sperotto. 

UPA

Ainda, em 2017, a Prefeitura transferiu o Pronto Atendimento, que estava instalado no Jonas, para o prédio da UPA, no Berger. Recentemente, o Município conseguiu credenciar efetivamente, junto ao Governo Federal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mensalmente, a Prefeitura investe cerca de R$ 750 mil no local e, deve receber, em torno de R$ 200 mil de recursos federais quando todos os trâmites forem finalizados. Outras adequações estão sendo realizadas na UPA, como a instalação da sala de gases e gerador, melhoria na prevenção contra incêndio e saídas de emergência. 

“Estamos investindo muito para melhorar a saúde e a qualidade de vida de todos os cidadãos”, finalizou Saulo. 

Serviços oferecidos no Jonas Ramos

- Posto de Saúde

- Centro de Especialidades Odontológicas

- Tratamento Fora de Domicílio (TFD)

- Vigilância Epidemiológica

- Farmácia Municipal

- Setor administrativo da Secretaria de Saúde

- Ambulatório de Especialistas

- Eletrocardiograma

- Eletroencefalograma

- Espirometria

- Ultrassonografia 

- Dermatologia

- Consultas em diversas especialidades 

- Laboratório Municipal (em breve) 

O hospital Jonas Ramos

O Hospital Jonas Ramos foi inaugurado em dezembro de 1957. Em 2010, devido à precária condição financeira que se encontrava, encerrou as atividades. Desde de então, a estrutura sempre serviu para atividades voltadas à saúde. Mas, em 2018, o prédio, que é considerado um patrimônio histórico de Caçador, foi cedido de forma definitiva para a Prefeitura de Caçador, para se tornar o Complexo de Saúde Jonas Ramos.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR