Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Escola Rodolfo Nickel é beneficiada por pesquisa universitária

A pesquisa foi realizada pela estudante Aline Lima da Rocha Almeida, do Mestrado Profissional em Educação Básica

01/04/2019 às 22:08

Imprimir

Uma pesquisa realizada pela estudante Aline Lima da Rocha Almeida, do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, avaliou o potencial do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas para a transformação da prática pedagógica e o atendimento das necessidades formativas dos docentes da EMEB Rodolfo Nickel, uma escola do campo vinculada à Rede Municipal de Ensino de Caçador.

A formação foi oferecida aos docentes da escola e possibilitou o planejamento colaborativo de um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) que foi implementado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto foi orientado pela professora Marlene Zwierewicz.

Os resultados da pesquisa indicaram que o programa atendeu necessidades formativas dos docentes e também contribuiu para transformação da prática pedagógica, ampliando a articulação entre o currículo e a realidade local, a relação entre teoria e prática, o protagonismo dos estudantes e o trabalho colaborativo.

Considerando que se trata de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional, conclui-se que a proposta formativa e o projeto desenvolvido pelos docentes constituem dois produtos educacionais que podem ser explorados em outros contextos, desde que se considerem especificidades locais.

Para realização do estudo, a pesquisadora contou com bolsas da Prefeitura de Caçador e da própria UNIARP.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR