Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

INÉDITO

Serviço Florestal Brasileiro lança relatório do Inventário Florestal Nacional em Caçador

As informações coletadas pelo Serviço Florestal Brasileiro servirão para a construção de políticas públicas municipais para a gestão de suas florestas

19/06/2019 às 09:39

Imprimir

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, lança, no proximo dia 24/06, o relatório do Inventário Florestal Nacional do município de Caçador, em Santa Catarina. É a primeira experiência de levantamento do Inventário em nível municipal. Hoje, o IFN está concluído em 17 unidades da federação, além da experiência na Terra Indígena Mangueirinha, PR.

No município de Caçador, o IFN foi implementado por meio de parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro e o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é um dos principais levantamentos realizados pelo governo federal – através do Serviço Florestal Brasileiro – para gerar informações sobre os recursos florestais brasileiros.

Além de disponibilizar para toda a sociedade dados sobre a situação das florestas brasileiras, as informações produzidas servem principalmente para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação, manejo e conservação dos recursos florestais.

Em Caçador, é um levantamento cuidadoso de dados sobre a qualidade e a situação das florestas no município, realizado por especialistas em 46 unidades amostrais. Além da análise da cobertura florestal, o inventário traz informações sobre aspectos biofísicos das florestas e socioambientais do município, que abriga grandes áreas de floresta natural e plantada. No IFN-Caçador, ao total, foram medidos 8.238 indivíduos entre árvores e palmeiras e coletadas 1.274 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras.

A cobertura florestal de Caçador é de aproximadamente 71.031 hectares, o que equivale a 72% do território do município.

A saúde e vitalidade das florestas, a biodiversidade, espécies existentes e ameaçadas, quantitativos de biomassa e carbono em estoque nas florestas naturais e plantadas, fazem parte do conteúdo do relatório, que oferece um conjunto de referências que contribuem para melhor conhecimento e gestão das florestas e o uso dos recursos extrativistas pela população, assim como para a realização de projetos e políticas públicas que envolvam o uso, a conservação, a recuperação e manejo das florestas.

O relatório será lançado no Auditório do CREA-SC – Inspetoria de Caçador, R. Fernando Machado, 131, Centro, Caçador, em cerimônia que terá início às 9h, com encerramento marcado para as 10h15.

Serviço:

Data: 24/06/2019

Hora: 9h00

Local: Auditório do CREA-SC – Inspetoria de Caçador

R. Fernando Machado, 131, Centro, Caçador.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR