Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O projeto inicia na ponte de ferro, no Gioppo, passa pelo Centro, Vila Paraíso e Berger, interligando com a rua Selvino Caramori
As obras de mobilidade urbana e recuperação histórica e ambiental, às margens dos trilhos do trem, terão início nos próximos dias, em Caçador. Os recursos para as obras serão através do FINISA, próprios e de outros convênios.
O projeto, que é pioneiro no Brasil e recebeu o nome de Parque Linear, terá a construção de ruas, pistas de caminhada, ciclofaixas, pontos de ônibus, iluminação pública e diversas intervenções, visando ampliar as opções de mobilidade para os caçadorenses, aproveitando áreas abandonadas e degradadas, mas que servirão para interligar toda a cidade.
As obras iniciarão na ponte de ferro, no Gioppo, e prosseguirão pelo Centro, Vila Paraíso e Berger, interligando com a rua Selvino Caramori.
“Trabalhamos de forma intensa na busca por liberações para estas obras, junto a órgãos como a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT), RUMO (concessionária da linha férrea), Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), e Instituto de Meio Ambiente (IMA) e, agora, com os certificados na mão, temos a liberação dos recursos. Serão melhorias importantes e que vão transformar a nossa cidade, desde o bairro Gioppo até o Berger”, destacou a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador, Karina Pompermayer.
Este projeto já estava sendo planejado desde o mandato anterior do prefeito Saulo Sperotto, como uma continuidade das obras de mobilidade, iniciadas com o Parque Central. “Novamente, somos pioneiros, só que agora, em vez de um parque, com brinquedos e árvores, vamos fazer uma grande intervenção urbana, visando dar mais opções de mobilidade e interligando diversos bairros de Caçador”, completou Karina.
O DNIT, inclusive, já sinalizou que este projeto, elaborado em Caçador, pode se tornar o mote para áreas semelhantes pelo Brasil. As obras que estão sendo realizadas nas ruas Ônio Pedrassani e Lauro Marins também já fazem parte do projeto do Parque Linear.
“Mais do que um projeto de mobilidade, é um projeto para modernizarmos Caçador, preparando para o futuro. Teremos muitas melhorias em toda a cidade, visando sempre dar mais qualidade de vida para todos os cidadãos”, finalizou o prefeito Saulo Sperotto.
Jogo do Napoli/Caçador terá arrecadação de alimentos
21/08/2026 - 14:18Lideranças do Meio-Oeste reforçam união em torno da candidatura de Saulo Sperotto
19/08/2026 - 14:55Vacamarela de Caçador concorre ao Prêmio Hambúrguer Perfeito 2026
19/08/2026 - 12:03Homem de Palmas, suspeito de feminicídio é preso em Caçador
18/08/2026 - 16:07Devoluções da Câmara ao Executivo já somam R$ 2,1 milhões em 2026