Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DESINTERESSE

Faltam candidatos para preencher vagas para cursos gratuitos

02/12/2011 às 03:19

Imprimir

O presidente eleito do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, Vilmar Zollner, acompanhado de uma comissão composta por representantes de instituições de ensino profissionalizante do nosso município e da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, estiveram no gabinete da presidente Sirley Ceccatto na tarde desta quinta-feira (1°) para externar ao Legislativo a preocupação com a pouca demanda para os cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente em nosso município.

A visita fez parte de uma série que a comissão está realizando nos setores públicos e privados. O objetivo é sensibilizar a opinião pública e os setores da sociedade e criar subsídios que possibilitem melhorar a imagem dos cursos profissionalizantes (técnicos) na comunidade.

“Há vagas sobrando, mas faltam candidatos”, ressalta Zollner

O principal empecilho para mudar este cenário é a baixa escolaridade, principalmente dos mais jovens que precisam buscar o seu espaço no mercado de trabalho, mas que não têm acesso a estes cursos por não preencher os requisitos mínimos exigidos, na maioria, o de ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
“Diante desta problemática, as instituições decidiram fazer este trabalho em conjunto, de divulgação desses cursos. Para isso, estamos preparando um grande fórum de debate para o início do próximo ano, juntamente com toda a sociedade civil organizada para discutirmos este tema e buscarmos soluções”, ressaltam os integrantes da comissão.
Colocando o Poder Legislativo à disposição do Conselho para colaborar neste trabalho, a presidente Sirley Ceccatto se mostrou preocupada com a situação. Para ela, se faz necessário um trabalho efetivo junto às escolas para chamar estes jovens, que estão entrando ou concluindo o Ensino Médio, a buscarem uma profissão. “Cada vez mais o mercado de trabalho exige pessoas qualificadas e os cursos profissionalizantes são a porta de entrada para uma carreira, para a garantia de um futuro. Enquanto Poder Legislativo, cabe a nós apoiar esta ação e colaborar para mudar esta realidade”, frisa.
Também participaram da reunião o diretor do SENAI, Volnei Magedans, a assistente social do SINE, Beatriz de Camargo Schimigel, o diretor do Instituto Federal de Santa Catarina, Paulo Gianesini, e a diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Evelyn Scapin.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR