Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SANTA CATARINA

Atividades esportivas ao livre podem ser liberadas em breve

De acordo com a OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, realizar exercício físico ao ar livre está recomendado, observando sempre os protocolos de prevenção amplamente conhecidos

06/04/2020 às 15:33

Imprimir

Já há um movimento em Santa Catarina que tenta convencer as autoridades estaduais e municipais a liberarem as atividades esportivas ao ar livre. É o que afirma o colunista Renato Igor, da NSC. Segundo ele, interlocutores encaminharam o pedido para a Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte) e membros do colegiado estadual.

O decreto estadual 521/20 estabelece que “ficam proibidas a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, em todo o território catarinense.” Mas nem todos respeitam. No fim de semana, os calçadões da Beira-Mar Norte e  Beira-Mar do Continente, em Florianópolis, e Beira-Mar de São José, no município vizinho, assim como em diversos outros municípios do estado registraram grande movimento de pessoas caminhando e se exercitando. Na praia do Campeche, Sul da Ilha, mesmo sem aglomerações, muitos atletas surfaram. A Fesporte e a Secretaria Estadual da Saúde estudam o assunto.

De acordo com Renato Igor, quem coordena o movimento é o ex-presidente da Sociedade Catarinense de Medicina do Esporte, o cardiologista Artur Herdy.

''Estou tentando ajudar, mas sem ser irresponsável com a epidemia. Esse assunto precisa estar esclarecido. O Ministério da Saúde orienta uma coisa, mas parece que municípios e estados têm visões heterogêneas”, explica o cardiologista.

O  informe nº 3 da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) , da última segunda-feira (30 de março), aponta que a prática de atividade física  ao ar livre, sem aglomerações, protege o sistema imunológico e faz bem à saúde física e mental.

''De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), o Ministério da Saúde do Brasil, e a nossa Sociedade (SBMEE), realizar exercício físico ao ar livre está recomendado, observando sempre os protocolos de prevenção amplamente conhecidos. Ressaltem-se os cuidados para que o exercício seja feito de forma isolada (nunca em grupo), evitando aglomerações e contatos pessoais próximos, respeitando distância interpessoal adequada (pelo menos de um metro, segundo o MSB), além de manter os cuidados preconizados de etiqueta respiratória e de higiene”, ressalta.

Presidente da Fesporte, Rui Godinho, já discute o assunto internamente.

"Estou constantemente conversando com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, sobre a possibilidade dessas práticas esportivas ao ar livre poderem ser liberadas o quanto antes. O governo está liberando gradualmente, por setores, o retorno as atividades. Apoio o retorno dessas atividades individuais o quanto antes. Porém, com o aval do secretário Helton, que avalia, junto ao governador, cotidianamente a progressão, do Covid 19 em SC", conclui o médico.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR