Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ESTUDO

Artigo científico destaca curso de Educação Física da UNIARP

06/12/2011 às 17:45

Imprimir

O profissional de Educação Física Tiago Carelli, formado no curso da UNIARP recebeu carta de aceite do seu artigo intitulado: "Alterações na aptidão física durante ciclo menstrual em mulheres praticantes de exercícios físicos resistidos”. O artigo será publicado no 27º Congresso Internacional de Educação Física (FIEP) e no IX Congresso Científico Latino-Americano da FIEP em janeiro de 2012.

O objetivo do estudo foi avaliar durante as três fases do ciclo menstrual as variações do peso corporal, percentual de gordura, massa magra, flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória e percepção do esforço em mulheres praticantes de musculação.
De acordo com o artigo, os resultados demonstraram que ocorrem alterações significativas na condição física das mulheres principalmente na fase do ciclo menstrual em que os hormônios ovarianos diminuem causando dor de cabeça, dor nas mamas, alterações psíquicas, como irritabilidade e insônia (TPM ou Tensão Pré-Menstrual). Nesta fase de acordo com a pesquisa seria o momento em que a mulher reduz a aptidão física e aumenta o cansaço físico durante os exercícios. “Esta pesquisa é de suma importância para os profissionais que trabalham com academias de ginástica, musculação e atletas do sexo feminino, demonstrando que a fisiologia feminina é um fator que deve ser levado em consideração para a elaboração dos programas de exercícios físicos para se obter melhores resultados, sejam elas na estética, na qualidade de vida ou ainda na performance física”, destaca Carelli, cujo trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Ricelli Endrigo.
Outros artigos
Tiago Carelli também realizou apresentação de artigo em Balneário Camboriú, no dia 15 de outubro na 12ª edição do Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde. O artigo: “Estilo de vida dos professores da rede municipal de ensino da cidade de Caçador-SC”, foi produzido por Tiago Carelli e Rodrigo Cavalett sob orientação do professor Ms. Mauro Rogério dos Reis.
Outro artigo foi apresentado em Gramado -RS, no VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, dia 10 de novembro. O trabalho: “Comparação da autonomia funcional em idosas ativas e inativas”, foi produzido por Tiago Carelli e pelo acadêmico de Educação Física Jander Gomes dos Santos, com orientação dos professores Eugenio Deboni e Dr. Ricelli E. R. Rocha.
Carelli explica que os trabalhos evoluíram dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). “Usamos as bases dos TCC aprofundamos as pesquisas para levá-los aos congressos”, informou.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR