Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PERIGO

Agentes de empresa de guarda denunciam uso de linha com cerol em Caçador

11/08/2020 às 17:14

Imprimir

Dois trabalhadores da empresa Olhos da Noite, que trabalham com segurança residencial e empresarial, que utilizam motocicletas efetuaram o recolhimento de um volume de linha de pipa com cerol em Caçador. O artefato estava enrolado em fios de energia elétrica na região do Parque Central oferecendo perigo para quem trafega pelo local.

De acordo com João Gaiotta e Ademir Paulo Cordeiro, que encontraram o material, a linha estava enroscada nos cabos de energia e atravessavam a via, mas felizmente eles viram a tempo e não sofreram ferimentos.

Para fins de conhecimento, o cerol é a mistura de pó de vidro ou material semelhante (moído ou triturado) com a adição de cola de madeira ou outra substância glutinosa, passada na linha de “pipa ou papagaio” para torná-la agudo cortante.

Em regiões de pouca ocorrência de ventos o seu uso não é muito comum, mas o cerol é muito utilizado em regiões litorâneas, onde as pipas são muito utilizadas como brinquedo do dia-dia.

O cerol é uma substância bastante perigosa e tem trazido uma série de transtornos a muitos, especialmente nos períodos de férias. Os mais atingidos são motociclistas e ciclistas. O material é capaz de provocar lesões, mutilações ou pior ainda, causar a morte.

Legislação proíbe o uso de cerol

Assim como a maioria dos estados brasileiros, Santa Catarina já possui uma lei (do ano de 2001) que proíbe a utilização de linhas cortantes em pipas, ou preparadas com objetos cortantes, como é o caso do cerol, feito com vidro. Se o infrator for menor de idade, é o responsável legal que responderá pelas medidas administrativas, como pagamento de multa.

Conforme a legislação, a fiscalização do uso de cerol e linhas cortantes em pipas deve ser realizada tanto pela PM, como, pelas Guardas Municipais (nos municípios onde houver). Os cidadão também podem efetuar denúncias as referidas entidades de segurança, caso presenciem ou tenha sido vítimas das linhas de cerol.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR