Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PANDEMIA

Deputado quer que Autoescolas possam voltar a aplicar provas de Habilitação

15/09/2020 às 16:34

Imprimir

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) defende que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) sejam autorizados a aplicar as provas teóricas para o processo de habilitação de motoristas enquanto durar a pandemia de Covid-19. Recentemente o parlamentar discutiu o assunto com representantes de CFCs da Grande Florianópolis e protocolou na Alesc uma indicação dirigida ao governador Carlos Moisés.

Devido às medidas de enfrentamento da pandemia, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) estão atendendo com 50% da capacidade. Em Florianópolis, assim como na maioria das cidade catarinenses, as provas estão suspensas há seis meses. “Há uma enorme demanda reprimida. São inúmeros os casos de pessoas que precisam renovar ou tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para atender as exigências de oferta de emprego e não estão podendo fazer”, argumentou o deputado.

Conforme o parlamentar, a medida é respaldada pelas resoluções 730/2018 e 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Vários estados, a exemplo de São Paulo e Rio Grande do Sul, já autorizam as autoescolas a aplicar as provas teóricas, atendendo as normas de distanciamento social, sanitárias e de fiscalização por videomonitoramento.

As provas seria aplicadas por meio da contratação de plataformas tecnológicas homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e credenciadas pelo Detran, os quais forneceriam as questões extraídas randomicamente do seu banco de dados.  “Como em outros estados,  as autoescolas interessadas fariam a adesão ao sistema se comprometendo com os custo de implementação, como o videomonitoramento, que deve possibilitar o acompanhamento em tempo real pelo órgão oficial para evitar fraudes no processo”.

 

Foto: Divulgação
Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR