Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MODERNIZAÇÃO

BRK avança com as melhorias na Estação de Tratamento de Água de Caçador

15/09/2020 às 16:51

Imprimir

Desde o início da operação da BRK Ambiental, Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Caçador, a Estação de Tratamento de Água vem passando por um grande processo de transformação.

Além de várias melhorias estruturais no local, os investimentos realizados incluíram a instalação de três novos conjuntos para filtragem, que aumentaram a capacidade de vazão de água tratada média de 210 l/s para 250 l/s.

A ETA-Caçador, que fica localizada na rua Amazonas, no Bairro Santa Catarina, é do tipo convencional e é considerada o “coração” do sistema de abastecimento da cidade.

No abastecimento de Caçador a água bruta, que é captada do leito do Rio do Peixe, é bombeada para a ETA onde passa por vários processos para torná-la potável e plenamente adequada ao consumo humano. Na ilustração a seguir podemos conhecer um pouco mais sobre o caminho que a água faz até chegar na casa dos Clientes da cidade.

Os novos sistemas filtrantes são hoje responsáveis por mais de 50% da produção de água tratada da cidade e atuam de forma similar aos quatro filtros que já existiam na ETA-Caçador, clarificando o efluente captado no Rio do Peixe e alterando suas características organolépticas, físicas e químicas – transformando água bruta em água potável, própria para consumo.

O trabalho de recuperação da ETA-Caçador foi desafiador, pois o local encontrava-se em situação bastante delicada no início da concessão da empresa (Abril.2019), com sérios riscos estruturais e falta de capacidade para atender a demanda da população Caçadorense. O local foi reformulado e reestruturado para comportar a instalação dos novos filtros, recebeu a reforma de filtros já existentes, novos equipamentos e está em fase de instalação do sistema de monitoramento e automação.

Além das melhorias operacionais, a Estação de Tratamento recebeu um plano extenso de reparo e recuperação das estruturas internas e uma reestruturação civil do local. Com as obras, a ETA, entre outras coisas, recebeu um novo visual, uma nova identidade, pintura interna e externa, reforma do piso, atualizações na estrutura elétrica e a recuperação dos corrimões e guarda corpos.

Muito trabalho ainda está por vir

A Concessionária, mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, vem realizando diversas ações durante o ano de 2020 com o objetivo de garantir a qualidade da água e aumentar a disponibilidade para os Clientes, melhorando a distribuição em locais que historicamente sofreram com intermitência no abastecimento.

Muitas ações já foram implementadas e muitas outras estão por vir. A Concessionária, nos próximos meses também irá atuar em novas ações na Captação de Água, buscando mais confiabilidade no sistema em situações de emergência; Na Estação de Tratamento, com foco no melhoramento do processo e adequações para o padrão de excelência da BRK Ambiental; Nas estações elevatórias das regiões dos bairros Municípios, Nossa Senhora Salete e na área leste da cidade e na instalação de válvulas para setorização e controle de perda de água. Além de intensificar os serviços de procura de vazamentos ocultos e de manutenção na rede de distribuição.

“Ainda estamos no inverno, mas já com todas as ações planejadas e em implantação para prestar um serviço ainda melhor durante os próximos meses com o Plano Verão 2020-21”, comenta Cleber Renato, Diretor da BRK em Caçador.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR