Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

FACILIDADE

Caixa cria novo setor para agilizar liberação de financiamentos imobiliários

08/10/2020 às 16:15

Imprimir

Com a alta procura de imóveis que possam oferecer uma melhor qualidade de vida às famílias, a Caixa Econômica teve que se reestruturar no setor de habitação para conseguir atender essa nova demanda.

A GIHAB era o setor responsável pela aprovação de novos projetos e acompanhamento das obras financiadas. Agora, o novo setor chamado CIHAR é focado somente na aprovação de projetos.

O ‘Centralizadora de Atividade Técnica de Habitação’ está conseguindo ótimos resultados quanto ao prazo de análise. Propostas de financiamento de terreno e construção, para aprovação de Condomínios ou Loteamentos, levam em torno de 2 a 4 meses. Já para aprovação de casas em via pública ou em condomínio é de apenas 10 a 20 dias.

Com a criação do novo setor a Caixa Econômica Federal espera ser a instituição financeira “número 1” em concessão de crédito habitacional. Até o fim deste ano está previsto mais de 500 milhões de reais para contratação de empreendimentos propostos por construtoras, e, pessoas físicas que queiram financiar o terreno e a construção da sua casa própria, ou até mesmo comprar um imóvel pronto. Para imóveis novos a taxa de juros inicia em 4,25% a.a.

A taxa SELIC nunca esteve tão baixa! Isso proporciona menores juros de habitação, o que possibilita comprar imóveis melhores. Para um imóvel de R$250.000,00 as parcelas iniciais são de aproximadamente R$1.200,00 ao mês.

Tipos de Financiamento da Caixa Econômica:

Imóvel Unifamiliar para Pessoa Física

Primeiramente todas as propostas de financiamento podem ser feitas por correntistas e não correntistas da Caixa Econômica. A documentação básica é formada por:

Declaração de Imposto de Renda com Recibo de entrega;

Documentos pessoais (CNH, RG, CPF);

Certidão de casamento ou certidão de nascimento;

Comprovante de endereço (conta de água, luz, ou telefone);

Comprovante de renda (holerite, contra-cheque, ou registro da carteira de trabalho);

Documentos pessoais de filhos e dependentes.

Logo em seguida é necessário anexar a Simulação do tipo de financiamento que deseja:

Imóvel Novo: imóveis prontos ou em fase de construção em empreendimentos de Construtoras aprovados pela CEF.

Construção: para você construir a casa do seu jeito podendo financiar o terreno e a obra.

Na modalidade “imóvel novo” para imóvel de alto-padrão os juros de financiamento são até 40% mais baratos do que um financiamento na modalidade “construção”!

Empreendimento Habitacional Para Construtoras

Para obtenção de financiamento do terreno e construção de empreendimentos imobiliários de casas ou apartamentos o processo é bem mais complexo, afinal, a Caixa estará pagando mensalmente à Construtora para executar a obra.

A linha de financiamento para construtoras se chama Apoio a Produção. Para começar, é necessário realizar uma Avaliação de Risco da Construtora para que a Caixa Econômica identifique o porte financeiro e capacidade técnica da empresa. Itens como faturamento anual e certidão negativa de impostos são essenciais para uma boa avaliação.

O processo de aprovação é dividido em 4 etapas: Engenharia, Jurídico, Risco e Contratação.

Um empreendimento de casas tem sua aprovação mais rápida, em torno de 2 a 3 meses. Para empreendimentos de apartamentos a aprovação dura 3 a 4 meses.

Pequenas construtoras conseguem obter financiamento da Caixa e realizar empreendimentos que não seriam possíveis somente com capital próprio!

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR