Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Sala do IML de Caçador segue interditada, sem previsão de liberação

A sala é cedida pela prefeitura, mas de acordo com a Vigilância Sanitária, não atende as exigências da legislação

14/10/2020 às 17:13

Imprimir

Um problema histórico resultou na interdição da sala de necropsia do Instituto Geral de Perícias – IGP, em Caçador. A sala foi interditada pela Vigilância Sanitária no dia 30 de julho, e não possui uma previsão para reabertura. A sala é cedida pela prefeitura de Caçador, mas de acordo com a Vigilância Sanitária, não atende as exigências da legislação e nem apresenta as condições de humanização aos familiares.

"Isso gera inconveniência e gastos para os familiares uma vez que a liberação do corpo precisa ser feita onde o exame foi realizado. Gera gasto para o estado, desgaste e risco para os servidores", explicou o Luiz Carlos Reichert, gerente da 8ª GMP/IGP.

Atualmente o IGP de Caçador responde administrativamente também pelas regionais de Videira, Joaçaba, Campos Novos e Porto União. Além de oferecer o atendimento operacional aos municípios de Caçador, Lebon Régis, Santa Cecília, Calmon, Macieira, Rio das Antas e Timbó Grande.

A Vigilância Sanitária do município decidiu pela interdição, uma vez que desde 2007 já havia notificado o estado em diversas ocasiões e o problema não foi resolvido. Atualmente as necroscopias estão sendo realizadas em Joaçaba e Campos Novos.

"Atualmente existe um projeto em andamento para reforma da estrutura do IGP no bairro DER que contempla, além da acessibilidade e melhor organização dos setores, também uma sala de necropsias. A equipe do IPPUC da Prefeitura Municipal está providenciando o projeto pra averbação dos imóveis já existentes para a partir daí serem feitas as reformas e adequações", destacou Luiz.

Apesar do engajamento dos responsáveis e lideranças municipais para que aos tramites sejam feitos, ainda é necessária uma articulação política junto ao Conselho Superior de Segurança Pública do Estado para viabilizar e agilizar a execução do projeto. O que não há previsão para acontecer.

 

Foto iustrativa
Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR