Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SANTA CATARINA

Estiagem prolongada alerta para o consumo consciente de água

BRK Ambiental orienta para hábitos que evitem desperdícios

21/10/2020 às 17:22

Imprimir

Na hora de tomar banho, escovar os dentes, lavar louças, calçadas, carro e quintal, você pensa na quantidade de água consumida para essas atividades? Sabe avaliar se é um consumo adequado ou se está gerando desperdícios? O atual período de estiagem vivenciado em algumas regiões de Santa Catarina reforça a importância dessas questões e da adoção de hábitos de consumo consciente.

A estiagem que se concentra no Oeste de Santa Catarina, tem preocupado diversos setores do estado. A falta de chuva nos últimos meses já é sinal de alerta para diversas cidades que estão passando pelo problema.

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Caçador, informa que o nível do manancial de captação do município ainda está dentro do esperado para os períodos mais secos do ano. “A situação de falta de chuvas que vem atingindo Santa Catarina é acompanhada de perto pela Concessionária e até o momento não influencia a prestação dos serviços na cidade de Caçador. O fluxo de captação e tratamento de água se mantém normalizado e de acordo com as demandas do sistema”, comenta Cleber Renato, Diretor da BRK Ambiental em Caçador.

Desde o início da operação em Caçador, a concessionária vem efetivando uma lista de investimentos e melhorias no sistema de captação de água bruta. As medidas fizeram com que a cidade não sofresse nenhum prejuízo no abastecimento no período de estiagem. Na eventualidade de uma baixa drástica do nível do rio, a BRK ainda possui medidas internas para melhorar o fluxo de captação, abrindo comportas que captam mais água em caráter emergencial. Além disso, a concessionária também já adquiriu um equipamento para aumentar a oferta de água, caso o rio continue diminuindo seu nível em função da falta de chuvas. O equipamento já está em produção e deve chegar ainda no mês de novembro.

A escassez de chuva, no entanto, chama a atenção e exige cuidados quanto ao consumo de água. Buscando orientar a população sobre o tema, a BRK Ambiental reforça alguns hábitos práticos para serem aplicados no dia a dia:

Cronometre o banho - Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.

Feche a torneira ao escovar os dentes - As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, feche-as bem sempre que não estiver usando a água.

Ensaboe todas as louças de uma só vez - Antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os outros itens.

Limite o uso da máquina de lavar - O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.

Reduza a frequência ou o tempo de lavagem do quintal – Antes de iniciar a lavagem do quintal, remova com a vassoura as folhas de árvores e o excesso de sujeira. Isso trará uma grande economia de água.

Reduza a frequência ou modo de lavagem do carro - Substitua a mangueira por um balde, que a economia de água é certa. 

Caso tiver piscina em casa - Cubra com uma lona quando não a estiver usando. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar provocam mais evaporação, fazendo com que se use mais água para completar o nível da piscina.

A BRK Ambiental disponibiliza a seus clientes um portal com dicas e informações sobre o tema. Acesse www.consumoconsciente.brkambiental.com.br.

Ações Plano Verão

Nos próximos meses, a BRK Ambiental também vai atuar em novas ações na Captação de Água, buscando mais confiabilidade no sistema em situações de emergência, com a construção de uma nova subestação e a aquisição de uma bomba submersível.

Na Estação de Tratamento, o foco é a otimização do processo e adequações para o padrão de excelência da BRK Ambiental, com a aquisição de um novo gerador, ampliação e adequação elétrica, melhorias na estrutura de contenção de produtos químicos e interligações internas para melhora de rendimento.

Na rede de distribuição, serão promovidas melhorias nas estações elevatórias das regiões dos bairros Municípios, Nossa Senhora Salete e na área leste da cidade, além da instalação de válvulas para setorização e controle de perda de água. Serão intensificados também os serviços de procura de vazamentos ocultos e de manutenção na rede de abastecimento.

Todas essas ações, planejadas e em implantação, fazem parte do novo Plano Verão, que visa manter a disponibilidade do abastecimento durante os próximos meses em Caçador.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebooke também pelo WhatsApp, adicione o número (11) 9 9988-0001.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR