Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ANÁLISE

Santa Catarina enfrenta nova onda da Covid-19; entenda

26/10/2020 às 18:10

Imprimir

Ao longo do mês de outubro, Santa Catarina contabilizou uma média de mil novos casos de Covid-19 por dia. Em contrapartida, houve a flexibilização de medidas restritivas que envolvem, por exemplo, a volta às aulas, o transporte intermunicipal e os eventos sociais.

O afrouxamento dessas medidas estaria levando o Estado a atravessar uma terceira onda da Covid- 19, na avaliação da professora Eleonora D’Orsi, que atua no Departamento de Saúde Pública da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A primeira onda teria sido em março, quando foram notificados os primeiros casos. A segunda em julho, quando o quadro da doença se agravou no Estado. E a terceira durante este mês de outubro.

Pandemia em plena expansão

Para a professora de Saúde Pública, a pandemia da Covid-19 em Santa Catarina está em plena expansão. O cenário é relatado da mesma maneira pela especialista em Epidemiologia do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), Maria Cristina Willemann.

Maria Cristina destaca que, nas últimas semanas, houve diversos relatos de aglomeração de pessoas em eventos sociais e praias. Além disso, o período de campanha eleitoral também estaria contribuindo para as aglomerações. A retomada massiva do trabalho presencial é outro fator apontado pela especialistas.

O retorno das atividades gerou, naturalmente, um maior fluxo de pessoas nas ruas. No entanto, a professora Eleonora destaca que a flexibilização deveria vir acompanhada de três fatores:

Colaboração da população em utilizar máscara, manter distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta da tosse;

Funcionamento da gestão pública que tem o poder de formular os decretos que permitem reaberturas ou fechamentos de serviços;

Adequação dos serviços de saúde, que precisam estar equipados pelas prefeituras com mais profissionais para dar conta do eventual aumento de casos.

Razões para o contágio

Além das campanhas eleitorais, que estimulam a circulação de pessoas nas ruas, Eleonora D’Orsi ressalta que outra questão preocupante é a aproximação do verão e da alta temporada. “Junta eleições com véspera de temporada de verão, dá o combo perfeito para a explosão da pandemia”, conclui.

As cenas que circularam nas redes sociais de cidades litorâneas, como Imbituba (Praia do Rosa), Itapoá e São Francisco do Sul, durante o feriado do dia 12 de outbro, deram uma prévia de como deve ser o verão em Santa Catarina. Em meio a uma pandemia, praias lotadas, festas com aglomerações e um cenário de descumprimento das medidas de segurança.

Um terceiro fator que estaria impulsionando o aumento de casos seria o fluxo de pessoas que precisam se deslocar para o trabalho, de acordo com Eleonora.

Medidas de prevenção

A professora Eleonora D’Orsi comenta que as únicas formas de barrar o contágio da Covid-19 são: uso da máscara, distanciamento social, higienização das mãos e etiqueta da tosse. Essas medidas devem ser utilizadas por toda a população, o tempo todo.

Além disso, outras medidas importantes são o monitoramento e o controle dos casos positivos. O monitoramento é a testagem de todas as pessoas que tiverem contato com pacientes positivados, que apresentarem sintomas ou que forem do grupo de risco.

Esse monitoramento é feito pelos setores da Vigilância Epidemiológica dos municípios, que estariam sobrecarregados.

“A Vigilância Epidemiológica precisa de mais pessoas. Se vão manter tudo funcionando, o mínimo é que a gestão pública forneça os meios para que a Vigilância possa fazer, adequadamente, a identificação e o monitoramento dos casos positivos. As equipes não aumentaram”, relata.

Por outro lado, se as equipes da Vigilância conseguissem identificar a pessoa infectada logo no início, afastando ela e os seus contatos de circulação, a propagação diminuiria.

 

 

Informações: ND+
Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR