Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PROJETO DE LEI

Religiosos são homenageados com denominações na Casa Mortuária

Projeto do Vereador Paulo Jarschel homenageia os padres Evaldo Guedes Martiol e Joseph Victor Chappuis, além do Bispo Dom Luiz Colussi

24/11/2020 às 15:06

Imprimir

As salas da Casa Mortuária do Cemitério Municipal passam a homenagear a partir de agora os padres Evaldo Guedes Martiol e Joseph Victor Chappuis, além do Bispo Dom Luiz Colussi. As denominações dos nomes constam no Projeto de Lei de autoria do Vereador Paulo Jarschel (PSDB), aprovado em primeira votação na sessão ordinária desta segunda-feira (23), pela Câmara Municipal de Caçador.

Segundo o autor, a iniciativa tem como objetivo prestar homenagem aos religiosos que viveram em nossa cidade, desempenharam suas atividades ouvindo, reunindo e orientando as famílias, atendendo os doentes, administrando os sacramentos e transmitindo a Palavra de Deus.

A matéria segue para segunda votação na sessão ordinária desta terça-feira (24).

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS HOMENAGEADOS

Sala 1: Padre Evaldo Guedes Martiol

Evaldo Guedes Martiol nasceu em 3 de outubro de 1976. Filho de Fidencio Guedes Martiol e Alaide Grein Bueno, tornou-se o caçula de uma família de 14 irmãos.

Motivado a seguir sua vocação, Evaldo teve o apoio e incentivo do Pároco da igreja São José de Timbó Grande, Padre Henrique Dalpra, iniciando sua vida vocacional em Caçador no Seminário Propedêutico, logo após concluir o ensino médio.

No dia 04 de março de 1996, iniciou sua vida Acadêmica na Universidade UNIFEBE em Brusque, no curso de Filosofia, concluindo-o no dia 05 de dezembro de 1998.

Em 1999, iniciou sua graduação em Teologia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante este período, Evaldo despertava sua vocação nas pastorais da Igreja, auxiliando em catequeses, celebrações, visitas às famílias, entre outras missões. Em dezembro de 2002 concluiu graduação em Teologia, já convencido de sua vocação para ser Sacerdote.

No dia 22 de fevereiro de 2003 foi realizada a sua Ordenação Diaconal na Igreja Matriz Divino Espírito Santo de Major Vieira.  Já no dia 26 de abril do mesmo ano, na Igreja Matriz São José de Timbó Grande, foi ordenado padre pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Eccel.

Em sua vida Sacerdotal, Padre Evaldo Guedes Martiol passou pelas paróquias: Imaculada Conceição (Fraiburgo), Cristo Redentor (Caçador), Santa Juliana (Salto Veloso), Nossa Senhora dos Campos (Arroio Trinta), morou na residência episcopal, foi Chanceler da Cúria diocesana e morou na Catedral São Francisco de Assis (Caçador).

Faleceu em 27 de setembro de 2009, vítima de homicídio aos 33 anos de idade, deixando muitos sonhos a serem realizados e muita saudade.

O corpo de Padre Evaldo está sepultado no Cemitério Municipal de Timbó Grande.

Sala 2: Padre Joseph Victor Chappuis

Joseph Victor Chappuis nasceu em 21 de agosto de 1919, em Cottens, na Suíça. Aos 19 anos começou a sua vida religiosa estudando em um seminário na França. Após quatro anos de estudos, serviu ao Exército na Segunda Guerra Mundial e foi então que decidiu abraçar a vocação do sacerdócio, atuando na Congregação dos Missionários de São Francisco de Sales, em 1945.
Sua primeira missão foi ser vigário em uma paróquia de Paris. A chegada ao Brasil foi também em 1950, vinda em uma missão desenvolvendo ações no Rio de Janeiro. Em 1960 foi transferido para São Paulo, como professor e Capelão. Chappuis sempre gostou de aprender e partilhar o seu conhecimento, especialmente com os mais jovens.
Ainda em 1960, foi nomeado superior regional da Congregação de São Francisco de Sales, no Brasil. Foi o primeiro reitor do seminário Maior construído em Vale Velho, em Itapecerica da Serra (SP). Ainda foi nomeado três vezes Superior Provincial do Brasil.

Aos 92 anos, sendo 45 vividos em Caçador, padre Chappuis é um grande exemplo de missionário e um dos mais queridos párocos do município, tendo recebido inclusive, o título de Cidadão Honorário de Caçador.

Com muita disciplina pessoal, autocontrole e capacidade, Padre Chappuis conseguiu realizar muitos feitos com a maior simplicidade.

Sala 3: Dom Luiz Colussi

Dom Luiz Colussi, nascido em 25 de julho de 1931, na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, era filho de Lino Colussi e Margarida D’Agonoluzzo. Ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida em 1944, e realizou o curso de Teologia no Seminário Pontifício de Buenos Aires, nos anos de 1954 a 1957.

Cursou filosofia no Seminário Imaculada Conceição de São Leopoldo, que pertencia aos padres Jesuítas. Terminada a Teologia no ano de 1957, já acontece sua ordenação presbiteral.

Foi ordenado Bispo na Catedral de Londrina no dia 07 de março de 1978.

Foi Bispo da Diocese de Lins nos anos de 1981 até 1983, sendo transferido para a Diocese de Caçador no dia 14 de dezembro de 1983.

Em Caçador, Dom Luiz efetivou a criação de um Santuário Diocesano dedicado a Virgem.

Em 1987, incentivou e participou, a pé, da primeira caminhada de Nossa Senhora Aparecida em Caçador até a gruta do mesmo nome no Castelhano.

No ano de 1988, Dom Luiz idealizou e fundou o Centro de Promoção do Pequeno Agricultor (CEPAGRI) cujo objetivo era estimular a organização de pequenas associações de produtores rurais.

Os anos de 1985 e 1986 focou na reorganização das comunidades com a valorização das organizações e do espírito comunitário.

Dom Luiz Colussi faleceu no dia 04 de dezembro de 1996.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR