Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MELHORIAS

Prefeitura apresenta balanço de ações na área da Saúde

Além da medicina curativa, a prevenção foi um marco da atual administração. Durante o período foram feitos investimentos na estrutura, qualificação profissional e no atendimento à população

21/12/2011 às 01:08

Imprimir

Ampliação de horário nos postos, contratação de novos médicos e melhoramento da estrutura da pasta são algumas das conquistas de 2011. As ações promovidas pela Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Saúde visam melhorar a qualidade de vida no Município.
Além das melhorias realizadas entre abril e dezembro desse ano, a Prefeitura de Caçador direciona seus esforços para novos benefícios à comunidade. A partir de janeiro será inaugurado posto de saúde do Martello para beneficiar aquela população e reduzir o fluxo de atendimento no hospital Maicé e no Pronto Atendimento do Jonas Ramos.
Coordenada por Dinamar Gomez, a secretaria conseguiu renovar frota e minimizar problemas na área de saúde, tal como o atendimento por referenciamento no Hospital Maicé. Também foi inaugurado o ambulatório para especialidades. A saúde do homem do campo, o programa antitabagismo, e a Mamamiga na Tenda da Saúde foram trabalhos promovidos no Município.
As campanhas de saúde, relacionadas ao sarampo, poliomelite e ao cuidado da saúde da mulher através do Outubro Rosa foram ações da administração. Todas as atividades tiveram o suporte do Programa das Agentes Comunitários da Saúde (Pacs) e Programa da Saúde da Família (PSF).

PREVENÇÃO: Educação bucal na Esperança

A saúde bucal foi abordada in loco na Escola Esperança, no bairro Martello. A ação faz parte das atividades realizadas pela Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Saúde, que visa orientar sobre a técnica correta de escovação. O trabalho é realizado em todas as escolas através da coordenação de saúde bucal, onde é feita a prevenção. As informações são repassadas aluno por aluno; visando à eliminação da placa bacteriana.
Ainda no quesito prevenção, o programa Antitabagismo recebeu manutenção permanente no período. Implantado em 2001 no município de Caçador, o programa tem servido de modelo para outras cidades, além de receber um prêmio em Florianópolis em 2002. Desta vez, técnicos da saúde de Macieira estiveram conhecendo o funcionamento, para que seja instalado também naquela cidade. A média de pessoas que deixa de fumar é bastante expressiva, chegando aos 80% em cada grupo.

INVESTIMENTO: Prefeitura renova frota

Buscando dar mais comodidade para os usuários da Secretária Municipal de Saúde, foram adquiridos vários veículos e uma ambulância totalmente equipada. Alguns deles serão utilizados para o trabalho administrativo da pasta e a maioria para o transporte de pacientes para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Cinco veículos Corsa, um Corsa, dois Doblô e uma ambulância Ducatto vão ser utilizados pela pasta.

Já para melhorar o atendimento da população, a Prefeitura de Caçador investiu na compra de novos relógios pontos destinados aos profissionais da Saúde. A iniciativa visa intensificar a fiscalização no cumprimento do horário de expediente do quadro de funcionários. A determinação abrange todos os profissionais, desde os da área de serviços gerais ao médico das unidades.

MUDANÇA: Atendimento por referenciamento

O prefeito de Caçador, Imar Rocha, promoveu encontro para solução na demora de atendimento do Pronto Socorro do Hospital Maicé. Por sugestão do médico Norton Knoublach vai ser adotado um procedimento utilizado em outras cidades, onde a pessoa só será atendida se for encaminhada pelos médicos das unidades básicas ou do PA. Será realizada ainda uma campanha para orientar a população a se dirigir ao Maicé somente em casos de urgências e emergências.
Atualmente a Administração conta com uma estrutura de 13 postos espalhados pela cidade, onde dois trabalham com horário prolongado até as 21 horas. O pronto atendimento também funciona das 13 às 21 horas, com dois médicos depois das 18 horas. Para o prefeito, a situação deve realmente mudar quando for inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionará 24 horas e ficará localizada no bairro Berger.

ESTUDO: Saúde do homem do campo em pesquisa

Diversas entidades relacionadas ao meio rural de Caçador participaram de reunião na Secretaria de Agricultura. Na oportunidade eles receberam informações sobre pesquisa a ser realizada no Município, para diagnosticar a saúde do trabalhador rural do oeste e meio oeste catarinense. O processo de levantamento foi repassado pelo coordenador de equipe de campo, Gentil Bonez, da empresa Delos.

MULHER: Mama amiga na tenda da saúde

Mais de 200 pessoas receberam orientação na Tenda da Saúde, montada em frente da Escola Walsin Nunes Garcia. Através do ‘PREFEITURA VAI ATÉ VOCÊ’, foi feito aferimento da pressão e testes de glicemia, além do estímulo ao cuidado da saúde da mulher. A ação teve objetivo de aproximar a Administração Municipal do cidadão caçadorense, a começar pelo bairro Figueroa.
De acordo com a enfermeira responsável pela Tenda da Saúde, Cíntia Brasil, a proposta foi intensificar os trabalhos realizados no Outubro Rosa. Para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama em sua fase inicial, as profissionais apresentaram à comunidade o modelo didático denominado Mamamiga.

PROJETO: Escovódromo na Walsin Nunes Garcia

A saúde bucal foi abordada in loco na Escola Walsin Nunes Garcia, através do Escovódromo do Projeto Sorriso. A ação faz parte do cronograma do ‘PREFEITURA VAI ATÉ VOCÊ’, realizado no bairro Figueroa desde o começo da semana. Os alunos da instituição aprenderam sobre a técnica correta de escovação. No pátio da escola foi montado um espaço específico para a atividade, com instalação de pias e distribuição de escovas de dente e creme dental.
A orientação foi repassada pelas profissionais do Projeto Sorriso, coordenado por Cleusa Ferlin, cirurgiã dentista do Município. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em todas as escolas através da coordenação de saúde bucal, onde é feita a prevenção.

SELEÇÃO: Prefeitura divulga resultado de concurso

Divulgado resultado do Processo de Seleção Simplificado para contratação de pessoal em caráter temporário e formação de cadastro de reserva. Os selecionados deverão atuar nos Programas Dengue, Caps II, Caps AD e Secretaria Municipal de Saúde no Município de Caçador. As contratações temporárias estão respaldadas pela Lei Complementar nº 163, de 24 de fevereiro de 2010.

INAUGURADA: Praça NSA em tom de rosa

Lideranças femininas de Caçador e autoridades locais participaram de ato inaugural da iluminação cor de rosa na Praça Nossa Senhora Aparecida. O evento marcou a abertura da programação do Outubro Rosa em Caçador. A iniciativa é da Rede Feminina de Combate ao Câncer com apoio da Prefeitura de Caçador. As luzes foram acesas pela presidente da Rede em Caçador, Rosemary Bauer; a primeira dama do Município, Terezinha Rocha; e a homenageada da noite, Maria Ivone Kwiatkowski, vítima da doença – representando a força da mulher e a importância do cuidado com a saúde. A ação ainda teve o apoio da Secretaria de Saúde, através da responsável pela pasta, Dinamar Gomez, entre mulheres da comunidade em geral.

ELETIVAS: Cadastro para cirurgias em atualização

As pessoas que aguardam cirurgia eletiva no Município de Caçador devem atualizar cadastro junto ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A medida da Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Saúde, atende à determinação da Secretaria Estadual de Saúde.

UNIDADE: Regularizado atendimento

A Unidade Básica, situada no Centro de Caçador, normalizará seu atendimento em relação à aplicação de vacinas. A informação foi repassada pela secretária de Saúde, Dinamar Gomez. “Vamos intercalar a profissional que atende no Hospital Maicé com outra enfermeira da sala de vacina para fazer o atendimento mais rápido”, explica.

CAMPANHA: Vacinação com Dia ‘D’ no sábado

Uma grande estrutura foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde de Caçador para o tradicional Dia D da campanha de vacinação, que desta vez contemplou as doses contra a poliomelite e o sarampo. Todos nos postos de saúde funcionaram das 8h às 17h e três equipes percorreram o interior do município, buscando imunizar o maior número de crianças.
ORIENTAÇÃO: Capacitação salas de vacina

A vacinação - pela sua importância - assume um espaço privilegiado no modelo de gestão e de atenção à saúde. Por isso, 15 técnicos e auxiliares de enfermagem do Município recebem capacitação sobre as salas de vacina. O treinamento foi realizado das 8h às 17h30, no auditório do Hotel Esplanada. O curso é uma promoção da Prefeitura de Caçador através da Vigilância Epidemiológica e o Governo do Estado, com duração de 40 horas.

OUTUBRO ROSA: Pedágio divulga ações em Caçador

Voluntárias realizaram a divulgação das ações do Outubro Rosa em Caçador. Panfletos foram distribuídos aos motoristas e população na Avenida Barão do Rio Branco, no centro. Além da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura de Caçador, também participam da ação deste ano: Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Assistência Social, Poder Legislativo Municipal, Associação das Mulheres de Negócio, Amigas da Mama, UNIARP através do curso de Enfermagem, Associação Maria Rosa, Rádio Caçanjurê e Alfa Transportes.

Prefeitura inaugura ambulatório para especialidades

Local funciona nas antigas instalações do Hospital Jonas Ramos, o prefeito Imar Rocha destacou que o ato representa uma pequena revolução que está sendo feita na área da saúde, buscando a humanização e resolutividade do setor. As modificações iniciaram com a contratação de novos profissionais médicos para atender no Pronto Atendimento e aumento no horário dos postos de saúde dos bairros Nossa Senhora da Salete e Martello.
Para que a inauguração fosse realizada nesta segunda-feira, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde contou com o apoio de funcionários da Fundema e da pasta da Infraestrutura, que cederam funcionários e equipamentos.

POLIO: Números da vacinação surpreendem

A campanha de vacinação contra a Poliomielite em Caçador teve resultado surpreendente de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Brustolin Xavier. Embora algumas famílias não tenham comparecido no local combinado nas comunidades, as equipes foram até as residências, vacinando não somente as crianças de 0 a 5 anos, mas também os adultos contra a febre amarela.
No sábado, dia 18, a campanha foi voltada à área urbana de Caçador e durou o dia todo nos postos de saúde, onde também os números foram satisfatórios. Somando interior e centro urbano, as equipes da saúde do município conseguiram vacinar 3946 crianças, atingindo 71% de 0 a 5 anos de idade.

GRIPE SAZONAL: Vacinação para gestantes e crianças

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal, empregada em Caçador nos meses de abril e maio beneficiou outros grupos. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Brustolin Xavier, gestantes e crianças procuraram as unidades de saúde.

Para os idosos a vacinação encerrou com 76% de pessoas acima de 60 anos já vacinadas, sendo 4791 caçadorenses, chegando próximo a meta de 80%. Assim como para os profissionais da saúde, com 485 vacinados, 68%.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR