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OPERAÇÃO

Governo do Estado realiza tapa-buraco na SC-451

Nova tecnologia foi apresentada pelo secretário Valdir Cobalchini e irá atuar nos próximos dias na região

21/12/2011 às 01:17

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O secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Beto Comazzetto e do superintendente regional do Deinfra, Dagoberto Primo, estiveram nesta segunda-feira (19) na SC-451 para demonstração da nova tecnologia adotada pelo Governo do Estado para as operações tapa-buraco e conservação preventiva da malha viária.

Os trabalhos foram realizados próximo ao distrito de Taquara Verde por um caminhão da empresa EcoTech, responsável pela operação nas regiões Meio Oeste, Alto Vale e Planalto Norte, que sofreram com as fortes chuvas de agosto. De acordo com o engenheiro José Abel da Silva, diretor da Secretaria de Estado de Infraestrutura, no Meio-Oeste serão realizados os serviços na SC-451 (Caçador a BR-153), SC-302 (Matos Costa/Porto União), SC-453 (Videira/Fraiburgo/Lebon Régis) e SC-303 (Videira/Luzerna). O caminhão ainda fez uma demonstração em ruas de Caçador durante a segunda-feira, na presença de Comazzetto, do secretário municipal da Infraestrutura, Darci Ribeiro e do engenheiro da empresa, Fábio Ortiz Meinberg. O objetivo foi mostrar este método para posterior estudo técnico e possível contratação da empresa por parte do município.

Em Santa Catarina, a companhia contará com dois caminhões sustentáveis, que utilizam granulados de borracha obtidos por meio da trituração de pneus descartados, que são misturados a outras duas matérias-primas, brita e emulsão asfáltica modificada à base de água. Cada reparo leva em média o tempo máximo de três minutos.

Beto Comazzetto declarou que o Governo do Estado irá reduzir custos com este novo método, pois além de ser mais econômico na aplicação, a garantia do serviço é de três anos. “O custo benefício gerado é alto devido ao preço, rapidez e durabilidade. Sem dúvida é um novo tratamento para as rodovias de Santa Catarina e que veio para ficar. Estamos precisando reestruturar vários trechos da nossa região e acredito que em pouco tempo o trabalho estará concluído”.

Para Cobalchini, este trabalho possui economia, eficiência e rapidez garantias.
“É um trabalho muito diferente do convencional e que agiliza as operações de tapa buraco, uma vez que é possível realizar este trabalho em dias de chuva. As rodovias da região de Caçador estão entre as que mais necessitam de melhoramentos. A ação de reparos não é apenas curativa, mas preventiva, uma vez que melhorando as condições das estradas estamos investindo na diminuição do número de acidentes, deixando as rodovias em boas condições de uso”.

Técnica

Para operacionalizar o serviço, a EcoTech utiliza caminhões sustentáveis, fabricados no município de Palhoça (SC), com método de trabalho reconhecido pela Federal Highway Administration Roads (DNIT americano), dos Estados Unidos, já sendo utilizado há mais de uma década por cidades como Nova York, New Orleans e Washington, além do Exército e Guarda Costeira americanas.

A EcoTech adquiriu os direitos exclusivos de licenciamento da sua tecnologia nos Estados Unidos para trazer ao Brasil um método inovador e único: um sistema de spray para reparação e conservação de estradas e operações de tapa-buraco, com recurso e matérias-primas que não agridem o meio ambiente.

Segundo João Coragem, da empresa EcoTech, a perspectiva da empresa é fabricar, até 2012, cerca de 100 caminhões. Hoje, a frota é composta por 21 veículos. No Brasil, a companhia projeta investir R$ 70 milhões até o final do próximo ano e hoje tem dedicado esforços nos investimentos em tecnologia, que só em 2011 devem superar a cifra de R$ 14 milhões.

 

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