Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EXTORSÃO

Polícia Civil alerta sobre o golpe do falso delegado

20/04/2021 às 17:57

Imprimir

A ADEPOL-SC e seus associados alertam a população sobre um tipo de golpe que se torna cada vez mais recorrente em nosso Estado: criminosos se passam por Delegados de Polícia para extorquir vítimas por meio de redes sociais. Não caia nessa. Ao primeiro contato, procure uma Delegacia de Polícia e registre um Boletim de Ocorrência.

Esse tipo de golpe não é exclusividade apenas de Santa Catarina. Há casos registrados em vários outros Estados. Um dos casos mais frequentes é o da “sextorsão”.  Neste caso, a vítima recebe um pedido de amizade em uma rede social, por parte de uma garota jovem e bonita. Durante a conversa, a pessoa passa a enviar fotos de mulheres nuas e também pedem fotos íntimas. O público-alvo do golpe são homens bem sucedidos. Há também casos de supostas cobranças por dívidas judiciais e tributárias, as quais não têm relação com a atividade do Delegado de Polícia.

A partir do momento em que as fotos são enviadas pela vítima, os suspeitos começam a extorqui-la, afirmando que se trata de um caso de pedofilia e exigem o pagamento de valores, a fim de evitar um suposto processo. O “falso delegado” então propõe uma resolução “amigável” mediante transferência bancária. A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e outras unidades, já investiga esses casos.

As investigações já chegaram, por exemplo, a uma quadrilha que agia de dentro de presídios do Rio Grande do Sul.

“O importante é prevenir como, por exemplo, não iniciar conversas com perfis desconhecidos ou sem identificação. Não trocar informações, principalmente fotos íntimas e, na primeira suspeita, procure a Polícia Civil”, destaca o presidente da ADEPOL, Delegado Rodrigo Falck Bortolini. Ele chama a atenção também para os contratempos que a ação dos golpistas geram para os próprios policiais civis e delegados.

“São nomes de profissionais sérios e corretos que estão sendo usados indevidamente até em outros estados para a prática de crimes. Mas uma coisa precisa ficar bem clara: policial civil não fala sobre investigação por redes sociais. Em caso de uma investigação a pessoa será devidamente intimada por uma Delegacia de Polícia”, completa Bortolini.

NÃO CAIA NO GOLPE

Aqui vão algumas dicas de como prevenir e identificar a ação de golpista que se passa por Delegado de Polícia:

– Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos

– Não troque informações pessoais, dados bancários, bem como fotografias que possam ter conotação íntima por meio de aplicativos como WhatsApp ou Messenger

– Evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido

– Se alguém lhe procurar se identificando como policial, ligue para a delegacia que ele diz estar lotado para confirmar

– Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos

– Desconfie de pessoas desconhecidas que demonstrem interesse afetivo repentino

– Se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre a ocorrência

– Conte com a verdadeira Polícia Civil de Santa Catarina. Denuncie para o Disque 181!

 

 

Fonte: Polícia Civil

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR