Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EX-VEREADOR

Corpo de Renato Marins está sendo velado na Câmara

Velório acontece das 8h às 11h, no plenário Osvaldo José Gomez, seguindo todos os protocolos de combate ao coronavírus

01/07/2021 às 09:54

Imprimir

O corpo do empresário e ex-presidente da Câmara Municipal de Caçador, Renato Timm Marins, falecido nesta quarta-feira (30), aos 75 anos vítima de infarto, será velado no Plenário Osvaldo José Gomez na manhã desta quinta-feira (1º). O velório acontecerá 8h às 11h seguindo todos os protocolos de combate ao coronavírus, com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, além de público reduzido.

Renato Marins exerceu dois mandatos como vereador em Caçador, de 1973 a 1977 e de 1977 a 1983, além de ter sido presidente do Poder Legislativo de 1° de fevereiro de 1979 a 2 de fevereiro de 1981. Além disso, foi candidato a prefeito em 1988.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente Moacir D’Agostini externou o pesar pela perda desta grande liderança, destacando o espírito empreendedor e visionário de Renato Marins durante a sua trajetória.

“Caçador perde um dos seus grandes nomes. Uma pessoa que ao longo da sua trajetória contribuiu significativamente para o desenvolvimento do nosso Município, investindo na geração de empregos e renda. Deu também sua contribuição importante na vida pública, não apenas como vereador e presidente desta Casa, mas em outras funções que o tornaram exemplo para todos nós. Tenho certeza que o seu legado permanecerá vivo e se multiplicará através desta e das futuras gerações. O nosso sentimento aos familiares e amigos por esta perda irreparável”, destaca Moacir.

Sobre Renato Marins

Nasceu em Caçador no dia 27 de novembro de l945. Casado com Marli Thomé Marins, teve quatro filhos: Rodrigo, Marcelo, Maicon e Ricardo (in Memorian) e oito netos, Laura, Enrico, Marina, Guilhermo, Stefano, Enzo, Luiza e Theodoro, e as noras Izabella, Giorgiana e Mariucha. Era filho de Lauro   Marins e Idalina   Timm  Marins.

Estudou no Colégio Aurora, onde fez o curso ginasial e o curso de técnico em contabilidade. Cursou até a 6ª fase do curso de Direito pela Univali, em Itajaí.

Começou a trabalhar aos 14 anos com seu pai Lauro Marins, que tinha como atividade uma empresa de corretagem de seguros gerais, e outra de compra e venda de madeiras.

Em 1967, prestou concurso para o Banco do Estado de Santa Catarina, onde trabalhou até 1971, alcançando a posição de subgerente geral da Agência de Caçador.

Em 1970, fundou a Marins Corretora de Seguros Ltda., e em 1971 a empresa Eletro Lar Ltda.

Foi um dos fundadores fundou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o bem como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em Caçador.

Em 1975, ao lado de seus cunhados, fundou a empresa Thomagran Agropecuária Ltda. Já em 1980, foi um dos fundadores da empresa Faquibras Agroindustrial Ltda.

No ano de 1998 iniciou as atividades da empresa Marins Representações Comerciais Ltda., e, no ano seguinte, fundou a Brasenerg Geradora de Energia Ltda..

Com a aquisição da Fazenda Salto Timbó, em Timbó Grande, promoveu em 2001 um assentamento particular com a doação de terras, contemplando 52 famílias com terrenos de 7 alqueires, sendo o único Brasileiro a ter promovido tal ato, o qual foi homenageado com uma comenda da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Seção Histórica Solene.

Em 2008, fundou com sócios a empresa MSA Construções e Projetos Ambientais Ltda., operando com projetos ambientais e de aterros sanitários.

Em 2009, ao lado do sócio Paulo Carpes iniciou as atividades da empresa Meio Oeste Ambiental, atuando na coleta de lixo doméstico e lixo seletivo em diversos municípios de SC e RS.

Participou ativamente da comunidade Caçadorense desde jovem, se destacando no esporte.

Atuou em quase todas as entidades civis da cidade, tendo sido presidente da ACIC por duas vezes e vice-presidente estadual da Federação do comércio.

Foi um dos fundadores da FEARPE e do BAPEM (Banco do Pequeno Empreendedor).

Em 2004 fundou e presidiu por muitos anos a Câmara de Comércio Santa Catarina Itália, Assocamerestero, trabalho pelo qual foi condecorado pelo Presidente da Itália com a Comenda Ordine Della Stella D’Itália em 2014.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR