Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

QUALIDADE DA ÁGUA

BRK Ambiental orienta população sobre limpeza da caixa d’água

Higienização periódica do reservatório contribui para garantir a qualidade da água na etapa final, quando ela chega às torneiras das residências

16/07/2021 às 18:09

Imprimir

Você consegue se lembrar da última vez que você fez a limpeza da caixa d’água da sua residência? Talvez você ainda não saiba, mas, mesmo recebendo água tratada, seu reservatório vai precisar de uma faxina de vez em quando. Isso é muito importante para manter a qualidade deste recurso.

             

Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água começam a sofrer com o acúmulo de resíduos sólidos. Eles chegam pela tubulação e acabam se acumulando no fundo do reservatório. A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.

Aprenda a realizar uma limpeza adequada na caixa d’água da sua residência

Alguns passos são importantes, como: a utilização de equipamentos adequados; o fechamento do registro de água; o esvaziamento da caixa d’água, deixando pouco mais de um palmo de água; e a secagem completa do reservatório antes de voltar a enchê-lo.

Confira o passo a passo para a limpeza da caixa d’água:

- Reserve os equipamentos: luvas de borracha, escova de nylon nova, balde, panos limpos e água sanitária.

- Bloqueie o fornecimento de água: feche o registro do cavalete da entrada de água que vem da rua para abastecer sua caixa; ou, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.

- Esvazie a caixa d’água: evite o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.

- Feche a saída de água: coloque as luvas e, com apenas um palmo de água dentro da caixa, tampe a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

- Inicie a limpeza: aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente. Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.

- Enxugue a caixa d’água: com a ajuda de um balde e dois panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.

- Volte a encher o reservatório: abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa.

- Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento: com a caixa novamente cheia, despeje dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde duas horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento. Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.

- Volte a encher o reservatório: com a caixa novamente vazia, abra o registro do cavalete e deixe que o abastecimento seja retomado.

- Reinicie o abastecimento: agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue. Refaça todo o processo dentro de seis meses.

Água de qualidade

Para a BRK Ambiental, a excelência na operação é um dos compromissos da empresa. Prestar um serviço de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes e parceiros é essencial. Em Caçador, a distribuição de água tratada é acompanhada por equipes volantes e pelo Centro de Controle Operacional, localizado na parte central do município, o que permite o controle e a operação dos reservatórios e estações de bombeamento durante 24 horas por dia, garantindo à população o abastecimento com água de excelente qualidade.

Além disso, todos os anos, a concessionária também torna público o Relatório Anual da Qualidade da Água, um documento que apresenta um resumo das análises laboratoriais realizadas ao longo do ano, o que garante que a água distribuída para os moradores da cidade estejam nos padrões de qualidade para o consumo humano, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

Contato com a BRK Ambiental

A BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. Em horário comercial, o atendimento também pode ser realizado no WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001 ou no e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br).

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR