Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

36 ANOS

Rede Feminina de Combate ao Câncer apresenta ações na Câmara

Palavra Livre foi usada pela presidente Laura Colpini em alusão aos 36 anos de atuação da entidade em Caçador

17/09/2021 às 18:03

Imprimir

Os 36 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer, celebrados no mês de julho, foram lembrados durante sessão ordinária desta semana na Câmara Municipal de Caçador. O tema foi abordado pela presidente da entidade, Laura Colpini, no espaço da Palavra Livre.

            

Ela lembrou que atualmente a Rede Feminina é composta por 25 voluntárias, as quais, com amor e dedicação, disponibilizam-se a atender as mulheres caçadorenses vítimas do câncer de mama e de colo de útero.

Demonstrando os trabalhos em números, apresentou um balanço das ações nos últimos dois anos, destacando que a pandemia afetou algumas ações no ano passado.

            

Em 2019, a Rede Feminina de Combate ao Câncer efetivou 1341 exames preventivos, e em 2020, outros 805. Foram ainda 37 encaminhamentos para mamografias e a doação de 88 cestas básicas para as mulheres carentes atendidas alimentarem suas famílias.

Segundo a presidente, um dos desafios que a entidade enfrenta está relacionado ao não recebimento de remédios que são disponibilizados às mulheres auxiliadas, fazendo com que a Rede tenha que adquirir com recursos próprios.

“Outra questão é a falta de especialista em Caçador. Com isso, as mulheres precisam buscar atendimento em outros municípios, enfrentando o desafio da viagem, saindo de madrugada e retornando à noite, precisando muitas vezes de alimentação e cuidados especiais pela gravidade da doença. A Rede, dentro das suas possibilidades, está tentando auxiliar em algumas destas necessidades”, afirma Laura.

Ela destacou ainda a importância de as mulheres fazerem o autoexame, o exame preventivo e buscar ajuda sempre que necessário. Laura enalteceu ainda a necessidade do apoio familiar, especialmente de pais e esposos, com carinho e atenção para superar o momento difícil da doença.

“Infelizmente nem sempre isso acontece. Tivemos uma situação triste em que o marido abandonou a mulher após a retirada da mana, quando ela mais precisava de carinho, apoio e compreensão. Quando a pessoa tem um problema sério de saúde fica vulnerável. Nós tentamos suprir essa deficiência, sei que não seremos tão boas quanto a família, mas estamos lá para estar junto com ela, uma palavra amiga, um ombro para dar apoio é muito importante”, destaca.

Durante a fala da presidente, a Câmara foi homenageada com a entrega de uma placa de agradecimento pelo apoio à Rede e os vereadores receberam um chaveiro com o símbolo da entidade.

Moção de aplauso

Fazendo uso da palavra em nome de todos os vereadores, Clayton Zanella (DEM) enalteceu o trabalho das voluntárias e a importância deste suporte às mulheres atendidas. “A gente sabe que o câncer de mama e do colo de útero são os que matam mulheres no mundo e reconhecemos esforço que todas estas abnegadas voluntárias realizam em prol desta causa, especialmente para aquelas que estão vulneráveis, não têm acesso às políticas públicas de saúde e muitas vezes sem apoio familiar”, disse, solicitando para a próxima sessão uma moção de aplauso em nome do Poder Legislativo como forma de reconhecimento pelos 36 anos de prestação de serviços da rede.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR