Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PALAVRA LIVRE NA CÂMARA

“Sociedade precisa discutir o problema de evasão escolar”, destaca juíza

Lívia Francio Rocha Cobalchini esteve na Câmara de Vereadores nesta semana demonstrando a sua preocupação com o aumento no número de casos em Caçador 

07/04/2022 às 17:41

Imprimir

O aumento gradativo da evasão escolar nos últimos anos em Caçador, agravado pela pandemia do coronavírus, foi abordado pela juíza da Vara da Infância e Adolescência da Comarca, Dra. Lívia Francio Rocha Cobalchini, durante esta semana na Câmara Municipal.

          

Ela fez uso da Palavra Livre na sessão de terça-feira (5), chamando a atenção para a necessidade de ampliar o debate com a sociedade e buscar ações coletivas que mudem esta realidade. “Faço este apelo enquanto cidadã, pois entendo que a sociedade deve ser chamada para dialogar com o Poder Público e com a Rede de Apoio, e que se possa promover ações conjuntas a fim de identificar os porquês da evasão destas crianças e adolescentes, e criar mecanismos para reverter os números que aumentam a cada dia”, afirma.

Ela enalteceu o esforço da escola, do Conselho Tutelar, do Ministério Público e demais entidades ligadas à Rede de Proteção na busca por soluções, mas que apesar do empenho a estrutura é insuficiente para atender a demanda de casos. “Faço um apelo também às famílias, pois os pais precisam saber de suas responsabilidades, acompanhar a frequência dos seus filhos e auxiliá-los sempre que necessário. É inadmissível que um pai descubra que seu filho não está frequentando as aulas na metade do ano, quando a sua aprendizagem e o seu ano letivo já estão comprometidos. A negligência dos pais é passiva de responsabilização judicial”, completou.

Os vereadores agradeceram a presença da magistrada e reforçaram que através da Comissão de Educação da Casa, uma Audiência Pública deverá ser marcada nas próximas semanas para discutir e buscar soluções junto com a sociedade. Antes disso, os edis deverão formalizar pedidos de informação e providência junto às redes municipal e estadual de ensino, com o objetivo de conhecer em detalhes os dados da evasão escolar, para direcionar o debate posteriormente.

Ela ainda ouviu do vereador Clayton Zanella o pedido de apoio para a concretização do projeto de lei que está em fase de elaboração no Executivo, que visa a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede municipal, que poderão dar um suporte maior a escola e atender situações como a de evasão escolar.

Lívia se mostrou apoiadora da ideia e enalteceu a importância do apoio destes profissionais atuando nas unidades escolares.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR