Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PESQUISA

Gasto de combustível comprometeu 30% do salário mínimo em março

Pesquisa da UNIARP levantou o custo médio dos combustíveis e do gás de cozinha em Caçador e Fraiburgo no mês de março/2022

13/04/2022 às 17:04

Imprimir

Em pesquisa contínua realizada pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através do curso de Administração e financiada com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), levantou-se o preço dos combustíveis e do gás de cozinha no mês de março de 2022 nos municípios de Caçador e Fraiburgo.

Em Caçador apenas o etanol hidratado (-0,63%) apresentou uma queda de preço em relação ao mês de fevereiro, de modo que os demais combustíveis aferidos apresentaram elevação de preço com destaque para o diesel (13,95%) e o diesel S10 (12,91%). 

Em Fraiburgo, ainda em relação ao mês de fevereiro, registrou-se aumento de preço em todos os combustíveis, sobretudo no diesel (8,22%) e no diesel S10 (7,12%). Em relação ao mês anterior, o gás de cozinha apresentou um aumento de 10,66% em Caçador e de 2,06% em Fraiburgo.

Entre os estabelecimentos pesquisados foi possível encontrar uma significativa variação de preço em alguns combustíveis. É o caso do diesel S10 em Caçador (35,15%) e do etanol hidratado em Fraiburgo (11,66%). O mesmo foi observado para o gás de cozinha, que apresentou variação de 27,12% em Caçador e 6,78% em Fraiburgo, demonstrando que é possível economizar mediante uma pesquisa prévia de preços.

Para se ter uma ideia, o caçadorense que consumiu um tanque gasolina comum (50 litros) em março gastou aproximadamente R$ 358,75. Já o fraiburguense, nas mesmas condições, gastou cerca de R$ 352,55. Em ambos os casos, o gasto de combustível comprometeu aproximadamente 30% do salário-mínimo vigente. 

Considerando os últimos nove meses, ou seja, desde início da pesquisa, a gasolina comum já apresenta uma variação acumulada de 23,43% em Caçador e de 25,69% em Fraiburgo. Já o gás de cozinha, no mesmo período, apresenta uma variação acumulada de 26,14% em Caçador e de 25,23% em Fraiburgo.

A pesquisa realizada pela UNIARP adota metodologia similar à utilizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) que, semanalmente, afere o preço dos combustíveis e do gás de cozinha em aproximadamente 500 municípios do país.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR