Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EVOLUÇÃO

Hospital Maicé realiza procedimento cardiológico inédito

O método é muito importante para descobrir causas de AVC isquêmico, ter melhor visualização das válvulas e detectar trombos dentro do coração

28/06/2022 às 11:06

Imprimir

O Hospital Maicé realizou, no mês de maio (10) um procedimento inédito em três pacientes da instituição. Trata-se do ‘ecocardiograma transesofágico’, que foi conduzido pelo médico cardiologista Dr. Luiz Morello, especialista em Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 

          

O procedimento foi realizado através do equipamento Transdutor Philips Transesofágico X7 2T, aparelho este adquirido pela Unimed Caçador e entregue ao Hospital Maicé no final de 2021, vindo a auxiliar pacientes que necessitem do processo, evitando deslocamento para outros municípios.

Dr. Morello explica que o método ultrassonográfico é realizado por meio de introdução de uma sonda no esôfago (semelhante a sonda de endoscopia para ver o estômago) mas esse especificamente é para ver o coração mais de perto. “Como a sonda fica no esôfago, fica muito mais próxima do coração e conseguimos visualizar o coração com uma riqueza de detalhes muito maior. É um exame que ajuda o médico a fazer alguns diagnósticos que o ecocardiograma transtorácico muitas vezes não permite”, relata.

          

De acordo com o médico, o procedimento é muito importante para descobrir causas de AVC isquêmico, ter melhor visualização das válvulas e detectar trombos dentro do coração. “Atualmente está sendo muito utilizado também para fazer procedimentos endovasculares, que não necessitam abrir o peito do paciente, auxiliando o médico hemodinamicista em colocação de próteses, para fechar uma comunicação que possa ter causado um AVC isquêmico no paciente, por exemplo, e até na troca de válvulas do coração, tanto válvula aórtica quanto válvula mitral. Acredito que muito em breve, os pacientes de Caçador não vão mais precisar procurar atendimento em outras cidades na área da cardiologia, farão tudo por aqui mesmo. Estamos formando uma equipe muito qualificada e completa em Caçador”, comenta.

Para o presidente da Unimed, Dr. Nelson Dallagnol de Souza, a aquisição da sonda só traz benefícios à medicina de Caçador. “Além de proporcionar novos processos no Hospital Maicé, o equipamento favorece o atendimento de todos os beneficiários do Sistema Unimed, que não precisam mais se deslocar a outros municípios para se submeter a este processo”, enfatiza.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR