Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

VISITAS

Coleta de dados para o Censo 2022 iniciam nesta segunda

Em SC serão 6.761 recenseadores do IBGE percorrendo os 295 municípios do estado até o final de outubro

01/08/2022 às 08:29

Imprimir

Da próxima segunda-feira, 1º de agosto, até 31 de outubro, 6.761 recenseadores do IBGE – uniformizados com colete azul-marinho, boné e crachá com QR Code que permite verificar a identidade – visitarão todos os domicílios catarinenses na coleta do Censo Demográfico 2022.

          

São em torno de 2,4 milhões de domicílios no estado e um contingente de cerca de 7,4 milhões de habitantes a serem recenseados. A operação censitária pode confirmar ou atualizar essa população.

Decenal, o Censo Demográfico estava previsto para 2020, mas foi adiado duas vezes em meio à pandemia do novo coronavírus. Agora, vai a campo para atualizar o mapeamento estatístico que orienta poder público, iniciativa privada, meio acadêmico e demandas dos cidadãos.

Trata-se do nono Censo Demográfico do IBGE – que foi criado em 1936 e realizou sua primeira operação censitária em 1940 – e do décimo terceiro Censo da população nacional.

O Censo 2022 será pioneiro no levantamento estatístico de comunidades quilombolas e na investigação do transtorno do espectro autista. Também terá como inédita a captação das coordenadas geográficas de todos os domicílios feita pelos próprios recenseadores.

Há dois questionários: o básico, com 26 questões, e o da amostra, com 77, aí contidas as questões do questionário básico e outras sobre temas como núcleo familiar, religião ou culto, migração, deslocamentos para estudo e trabalho. Este último será aplicado em 11% dos domicílios do país.

Os questionários podem ser respondidos presencialmente, pela internet (por meio de um código recebido após a visita do recenseador) ou, quando necessário, por telefone.

Em 2010, o Censo brasileiro foi o primeiro do mundo a ter coleta totalmente digital. Em 2022 haverá o gerenciamento da coleta em tempo real, com dados transmitidos diretamente para data centers no Rio e em São Paulo, e o monitoramento do deslocamento dos recenseadores.

Para a operação, o IBGE tem mais de 210 mil pessoas atuando em todo o Brasil, 8 mil delas em Santa Catarina. Além de recenseadores, são agentes e analistas censitários, geógrafos, estatísticos, economistas, engenheiros cartográficos e atendentes de call center, entre outros profissionais.

No estado, o instituto se estende por 21 agências fixas, 244 postos de coleta, 21 coordenações de área e 59 coordenações de subárea. Em Florianópolis, há também a Unidade Estadual do IBGE.

A preparação do Censo toma anos, envolvendo, entre muitas outras atividades, reuniões com as administrações de todos os municípios e inúmeras parcerias com o poder público; uma longa rede de treinamento para capacitar os milhares de envolvidos; a atualização da

Base Territorial, que define o trajeto dos recenseadores; e testes nacionais, incluindo um realizado nas 27 UFs em 2021. Leia mais sobre a operação censitária no hotsite do Censo 2022.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR