Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TEATRO DA UNIARP

1ª Noite Cultural da Tradição Gaúcha em Caçador acontece na próxima sexta-feira

As apresentações serão no Teatro da Uniarp e a entrada é gratuita

22/07/2023 às 13:49

Imprimir

A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Casa do Gaúcho e da Ervateira Mazutti e participação das entidades tradicionalistas da cidade, realizará na sexta-feira, 28 de julho, a 1ª Noite Cultural da Tradição Gaúcha. O evento acontece a partir das 19h15, no teatro da Uniarp.

          

A programação está sendo preparada pelos próprios tradicionalistas, com apoio da Diretoria Municipal de Cultura. O evento é uma forma de preservar tradições, manter a história viva, educar e enaltecer as características culturais da cidade de Caçador.

Confira o cronograma com as atrações já confirmadas:

19:30 – Abertura.

19:45 – Invernada Artística Maria Rosa – Dança.

20:00 – Grupo Alma Gaúcha – Dança

20:15 – Maira Aline Pontes – Declamação.

20:30 – CTG Estrela dos Pampas – Dança.

20:45 – Grupo Herança do Contestado – Chula.

21:00 – Edemir Costa– Poesia Campeira.

21:15 – Grupo Herança do Contestado – Dança

21:30 – Grupo Cultura e Tradição – Dança.

21:45 – Adroaldo Ribeiro – Música – Gaita.

22:00 – CTG Sinuelo Catarinense – Dança

22:15 – Grupo Quarteto Campeiro – Música.

22:30 – CTG Herdeiros do Pago – Dança.

Para quem já conhece e ou cultua a tradição gaúcha, será uma oportunidade de aquecer o coração e vibrar com as apresentações.  Para quem ainda não teve um contato mais próximo com as manifestações da tradição gaúcha, será o momento de vivenciar a alegria, o colorido e a poesia que envolvem as músicas, as danças, as vestes das prendas (mulheres) e dos gaudérios (homens) devidamente “pilchados”, ou seja, trajados aos modos gaúchos.

Esta noite cultural é o pré-lançamento da Semana Farroupilha, que acontece em setembro, mês em que se comemora o Dia do Gaúcho. Uma série de atrações  já estão sendo planejada pelas entidades tradicionalistas de Caçador para esta data.

Aproveite este verdadeiro aperitivo da Semana Farroupilha de 2023 e prestigie a 1ª Noite Cultural da Tradição Gaúcha. É grátis e para todas as idades, entrada livre a partir das 19:15h no Teatro da Uniarp – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Festa Farroupilha em Caçador

As comemorações da Semana Farroupilha já se tornaram tradicionais no calendário do município de Caçador. Para o ano de 2023, com apoio do Diretor de Cultura, Nelson Molinski, a Comissão Central Organizadora (CCO) já está formada, composta por representantes de várias áreas da tradição. Também já foram dados os primeiros passos na organização do evento, que acontecerá no mês de setembro.

Para este ano, as comemorações devem acontecer entre os dias 19 e 24 de setembro. Entre as atrações previstas teremos:  Abertura na Câmara Municipal; Cavalgada Solidária; Tertúlia; tarde na rádio; Missa Crioula; Concurso de Desenho para as crianças; Concurso de Dança para os idosos; o tradicional Baile Farroupilha no Parque das Araucárias e uma domingueira com apresentações culturais no Parque Central.

Confira quem são os membros da CCO:

Presidente: Nelson Costa Júnior

Vice-presidente: Jeferson Wegner

Secretária: Fabiana Zeni

Comissão de Finanças:

1º Lilian Gomes de Oliveira

2º Sérgio Luiz dos Santos

Comissão de Divulgação:

1º Angélica Alves

2º Edison Porto

Conselho de Finanças:

1º Sidney Cardoso dos Santos

2º Lucas Guilherme da Silva

Comissão Artística:

1º Luiz Carlos da Luz Antunes

2º Osmael Pires dos Santos

Comissão Campeira:

1º João Otávio Pontes

2º Fabrício Frigotto

Comissão de Salão:  Iran Lorenço

Saiba mais sobre a origem da Semana Farroupilha

Em muitas cidades do Sul do país é comemorada a Semana Farroupilha nos dias próximos ao “Dia do Gaúcho”, 20 de setembro, assim definido como uma homenagem à histórica data do início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, 20 de setembro de 1835, sob a liderança do gaúcho Bento Gonçalves. Esta foi a revolução mais longa do Brasil, só encerrada dez anos depois com a assinatura do acordo de paz com o Governo Imperial em 01 de maio de 1845.

Em cada cidade a Semana Farroupilha tem seus eventos principais, mas no geral é marcada pelo traje típico, a “pilcha”, com as mulheres usando lindos vestidos rodados e de muito colorido. E os homens vestindo bombacha, camisa de manga comprida, usando lenço, chapéu ou boina, guaiaca, botas, às vezes com uma faca na cintura. 

Na história de Caçador já aconteceu na Semana Farroupilha:  rodeios de laço com acampamento de participantes que vêm de outras cidades; cavalgadas desfilando pela cidade; mateadas; apresentações de danças; tertúlias (com música e declamações) e bailes.

Em Caçador, o Baile do Dia do Gaúcho é bem conhecido e atrai grupos de dança de outras cidades, até mesmo da Capital do Paraná, Curitiba.  Cerca de um ano antes, o Grupo Gaúchos por Tradição, liderado pelo Junior Costa, da Casa do Gaúcho, começa o planejamento e organização deste Baile que rapidamente tem sua lotação esgotada.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR