Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SANTA CATARINA E PARANÁ

Grandes volumes de chuva podem provocar enchentes nos próximos dias

02/10/2023 às 17:32

Imprimir

Um alerta muito importante sobre a possibilidade de chuvas intensas e duradouras foi emitido nesta segunda-feira pelos órgãos que monitoram as condições climáticas no sul e no Brasil. A previsão indica que um período de chuva excessiva a extrema atingirá parte do Sul do Brasil nos próximos dias. 

          

De acordo com um boletim publicado no portal da METSUL, na próxima semana ocorrerão volumes excessivamente altos que devem levar a alagamentos em áreas urbanas e rurais, inundações repentinas, cheias de rios, enchentes e ainda quedas de barreiras e deslizamentos de terra.

"Santa Catarina e o Paraná devem começar a sentir os efeitos do fenômeno El Niño de 2023, até agora mais restritos ao Rio Grande do Sul, que experimentou um setembro excepcionalmente chuvoso com recordes de precipitação e volumes em diversas cidades entre 500 mm e 700 mm em apenas trinta dias", destaca a publicação.

Os dois estados, assim como se viu no território gaúcho em setembro, devem ter agora um outubro de precipitação extrema e muitíssimo acima do normal para os padrões da climatologia histórica do mês. A chuva neste outubro em várias cidades catarinenses e paranaenses deve ficar várias vezes acima da média histórica mensal.

A chuva não vai cair de uma vez só. Assim como como se viu no Rio Grande do Sul no setembro recém terminado, o que se espera é uma sequência de episódios de chuva excessiva a extrema que levará a uma elevação cada vez maior dos rios, enchentes e inundações de áreas urbanas e rurais em várias cidades.

Serão, assim, vários dias de precipitação volumosa e alguns com acumulados de chuva muito altos em apenas 24 horas, o que contribuirá para volumes extremos na soma de vários dias seguidos muito chuvosos tanto em Santa Catarina como no Paraná nestes episódios seguidos de precipitação extrema.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo meteorológico Icon, do serviço de Meteorologia da Alemanha (Deutscher Wetterdienst). Observa-se a tendência de acumulados significativamente altos a extremos em diversas áreas de Santa Catarina e Paraná.

 

Foto: Jonal do Comércio/ilusttativa           Mapa: MetSul Meteorologia/divulgação
 
Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR