Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PESQUISA

Preço do etanol apresenta queda em Caçador e Fraiburgo em janeiro

29/02/2024 às 09:31

Imprimir

Em pesquisa contínua realizada pela UNIARP, através do curso de Administração e financiada com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), levantou-se o preço dos combustíveis e do gás de cozinha no mês de janeiro nos municípios de Caçador e Fraiburgo. A pesquisa, realizada pela UNIARP e coordenada pelo professor Leandro Hupalo e executada pela bolsista Graciolina Esquincá Wisser, adota metodologia similar à utilizada pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que, semanalmente, afere o preço dos combustíveis e do gás de cozinha em diversos municípios do país.

          

Entre os combustíveis pesquisados que registraram maior aumento de preço em relação ao mês anterior, o destaque foi o diesel que apresentou aumento de 1,17 % em Caçador e em Fraiburgo a gasolina comum, com um aumento de 0,59%. Ainda em relação ao mês anterior, o gás de cozinha apresentou queda de 1,06% em Caçador e manteve-se estável em Fraiburgo.

Foi possível encontrar, entre os estabelecimentos pesquisados, uma significativa variação de preço entre alguns combustíveis. É o caso do etanol que em Caçador apresentou uma variação de até 18,89% e, em Fraiburgo, do diesel com uma variação de até 6,74%. O mesmo foi observado para o gás de cozinha, que apresentou variação de 22,73% em Caçador e de 39,00% em Fraiburgo, demonstrando que é possível fazer economia a partir de uma pesquisa de preços.

Como comparação, o caçadorense que consumiu um tanque gasolina comum (50 litros) em janeiro gastou R$ 292,00. Já o fraiburguense, nas mesmas condições, gastou R$ 293,00. Em ambos os casos, o gasto de combustível comprometeu mais de 1/5 do salário-mínimo vigente. 

Nos últimos 12 meses a gasolina comum apresentou uma variação acumulada de 9,71% em Caçador e de 8,68% em Fraiburgo. Já o gás de cozinha, na mesma comparação, apresentou uma variação acumulada de -11,74% em Caçador e de 1,15% em Fraiburgo. 

Cabe ressaltar que, embora possa ter ocorrido variação de preço dos combustíveis e do gás de cozinha durante o mês de janeiro, os preços coletados pelos pesquisadores referem-se aos últimos dias do mês.

 

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR